Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Governo Federal sanciona lei para reduzir filas de espera no INSS

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 12 de Setembro de 2025 2 min de leitura

Está em vigor o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que deve reduzir as filas de espera de atendimento para os beneficiários.

A Lei n° 15.201, que institui o PGB e foi sancionada no dia 10 de setembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acelera as revisões e reavaliações de benefícios previdenciários e assistenciais.

Fora isso, o programa ainda prevê o pagamento de bônus a peritos e servidores do INSS pelo cumprimento de metas. Assim, espera-se que o atendimento seja mais eficiente.

Filas de espera do INSS devem diminuir

A Lei tem origem na Medida Provisória (MP), aprovada pelo Senado. E, nesta quarta-feira (10), o presidente Luiz Inácio sancionou a lei que institui o PGB, que deve reduzir as filas de espera do INSS.

O Programa de Gerenciamento de Benefícios tem como principal objetivo realizar as reavaliações e revisões de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A prioridade do programa deve ser a análise de processos parados há mais de 45 dias ou com prazos judiciais vencidos, além de avaliações relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Também integram serviços de Perícia Médica Federal, realizados sem oferta regular ou com agendamento superior a 30 dias. Assim, podem participar do PGB os servidores do INSS e da Perícia Médica Federal.

Os profissionais que optarem por fazer o trabalho extraordinário vão receber um bônus por perícia ou processo concluídos – semelhante ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social.

Desse modo, a expectativa é que realizem com mais eficiência e rapidez. Portanto, consequentemente, as filas de espera do INSS devem reduzir, melhorando a experiência dos beneficiários.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga! INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627 Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola