A Black Friday, que acontece entre 28 de novembro e 1° de dezembro, movimenta bilhões de reais no Brasil. Afinal, a data é conhecida por oferecer descontos e condições imperdíveis!
No entanto, enquanto consumidores buscam ofertas exclusivas para economizar dinheiro, criminosos digitais aproveitam o período para aplicar golpes online e ter vantagens ilegais.
Segundo um levantamento da Serasa Experian, baseado em dados de 2024, as fraudes aumentam justamente na madrugada, quando o volume de compras – e atenção dos consumidores – cai.
A maior parte das compras acontece entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, chegando a mais de300 mil pedidos por hora. No entanto, o maior risco é entre 0h e 2h.
Durante a madrugada, o número de compras da Black Friday cai para 65 mil por hora, mas a taxa de golpes dobra. Assim, alcança 2% às 3h da manhã, o dobro da média diária.
De acordo com o estudo, 29 de novembro foi o dia com mais tentativas de fraude por 2 anos consecutivos. Portanto, é um alerta para dobrar o cuidado em compras online.
A Black Friday é um ótimo momento para economizar, mas também exige atenção redobrada para não cair em golpes financeiros. Por isso, siga algumas recomendações, como:
Estudos como o da Serasa Experian reforçam que os criminosos agem com estratégia, aproveitando os horários de menor vigilância e cuidado – especialmente na madrugada.
Sendo assim, ficar atento e adotar hábitos digitais seguros é a melhor forma de garantir que suas compras não virem prejuízo e atrapalhem suas finanças.