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Fim do cartão de crédito sem anuidade? BC pode acabar com a modalidade. Entenda!

A cobrança da anuidade dos cartões de crédito podem gerar para os clientes das fintechs e statups o montante de R$ 24 bilhões, só em tarifas. É o que mostra estudo realizado no ano passado.

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 13 de Julho de 2022

O cartão de crédito sem anuidade pode estar com seus dias contados, isso porque o Banco Central (BC) está analisando uma proposta de alteração regulatória que altera o formato atual de cobrança.

A ideia é modificar as regras que atuam diretamente sobre os cartões e que podem limitar o negócio dos bancos digitais, que ganham cada vez mais espaço por conta da oferta de serviços gratuitos, como cartões de crédito.

A pauta mais delicada é em torno da tarifa de intercâmbio (TIC) dos cartões de crédito e que é regulada pela Circular 3.887, de 2018. Este documento define que o limite máximo para esta taxa seja de 0,5% por transação.

Entretanto, a mudança gerou distinção entre as tarifas pagas aos bancos e às fintechs porque o teto não se aplica às instituições digitais.

Como a maioria se enquadra como startup financeira, não há a necessidade de impressão de cartões de débito, apenas de cartões pré-pagos e estes não estão sujeitos à regulação.

Atualmente a TIC dos pré-pagos é definida pelas bandeiras dos cartões e é cobrada para remunerar o emissor do cartão, por esse motivo acabam sendo menores.

O que dizem as Fintechs?

As fintechs são contrárias à mudança por defender que o impacto negativo nas suas receitas seria imenso e geraria prejuízo aos próprios clientes.

A Zetta, associação sem fins lucrativos, fundada pelo Nubank e Mercado Pago, fez um levantamento e apontou que se as novas regras estivessem em vigor, seus clientes teriam pago em torno de R$ 24 bilhões, só em tarifas no ano passado.

Apesar da consulta pública estar encerrada, o BC está analisando as propostas e ainda precisa levar em consideração os argumentos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que disse ser contra o “tabelamento”.

Porém, quando conversado sobre isonomia, a Febraban concorda que a proposta tornaria o tratamento entre bancos tradicionais renomados e fintechs mais equilibrado.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que reúne grandes bancos e fintechs, defende que a solução ocorra via autorregulação.

Possível cenário com a extinção do cartão de crédito sem anuidade, segundo especialistas

O Portal de Notícias da Mobills aproveita a discussão sobre os riscos da extinção dos cartões de crédito sem anuidade e pergunta aos especialistas sobre o possível cenário com cobranças em cartões de fintechs e startups.

Perguntamos à educadora financeira da Mobills, Larissa Brioso quais são os riscos e o impacto que as mudanças nas regras podem causar na economia doméstica de pessoas que escolheram o cartão de crédito sem anuidade, caso tenham que passar a pagar.

Segundo Larissa, o cartão de crédito é uma das principais formas de pagamento do consumidor brasileiro e as mudanças podem dificultar o acesso ao crédito, em especial para quem está negativado e precisa reduzir custos.

“O cenário de perda do poder de compra do consumidor e endividamento, dependendo do impacto da mudança para as instituições que disponibilizam cartões de crédito sem anuidade, poderá ser cada vez mais difícil o acesso a esse tipo de crédito, em especial para quem está negativado e busca uma redução nos custos e não o aumento.”

Considerando que o perfil de cartão de crédito sem anuidade é mais procurado por jovens que ingressam no mercado de trabalho e trabalhadores de baixa renda, a especialista conta que a dificuldade em conseguir crédito afertá eles.

Outros fatores que também pode prejudicar as fintechs e statups, é que além da dificuldade em conseguir a isenção da taxa de anuidade do cartão, será preciso repensar de outras formas os benefícios que a ferramenta pode trazer ao ser utilizada.

Para Larissa, será um gasto a mais pesando no orçamento doméstico e para valer o pagamento da anuidade, caso isso torne-se obrigatório, será preciso buscar um bom cartão de crédito que permita o acúmulo de milhas, pontos e cashback, dar descontos ou outros benefícios.

“Contudo, a depender do valor das taxas cobradas, como a anuidade, é preciso entender o que vale mais a pena. De todo modo, é muito importante o cuidado em utilizar a ferramenta evitando gastos desnecessários e se organizar para pagar a fatura sempre em dia”, completou a educadora.

Melhores opções de cartões de crédito sem anuidade

Enquanto não é obrigatório a extinção da isenção de anuidade, veja os principais cartões que oferecem gratuidade na prestação de serviço anual.

Cartão Avaliação
A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.
Renda mínima Benefícios Anuidade Saiba mais
URL Verificada
Sujeito à análise
de crédito
Estrela parcialmente completa 4.6 / 5
Melhor para benefícios Platinum: e sem anuidade.
R$ 800.00
  • Descontos
Gratuita
URL Verificada
URL Verificada
Sujeito à análise
de crédito
Estrela parcialmente completa 4.7 / 5
Melhor para ser aprovado: Moderno e de fácil aprovação.
R$ 0,00
  • Descontos
Gratuita
URL Verificada
URL Verificada
Sujeito à análise
de crédito
Estrela parcialmente completa 4.6 / 5
Melhor para controle: Tarifas reduzidas e aplicativo.
Salário Mínimo
  • Descontos
Grátis (para faturas acima de R$ 300)
URL Verificada
URL Verificada
Estrela parcialmente completa 4.6 / 5
Melhor para Ter um cartão internacional grátis de fácil aprovação em conta digital completa.
R$ 0,00
  • Sem anuidade
Gratuita
URL Verificada

LEIA TAMBÉM: Cartão de Crédito Sem Anuidade: Veja os melhores em 2022


Escrito por Fabiana Camilo Jornalista

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Jornalista;
  • Analista de SEO;
  • Especialista em crédito pessoal;
  • Especialista em planejamento de viagens.

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