Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Golpe no INSS: devolução dos descontos ilegais deve começar em breve

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 06 de Maio de 2025 2 min de leitura

O Governo Federal promete, nesta semana, apresentar um plano de devolução dos descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida é uma resposta à operação da Polícia Federal. Ela revelou uma fraude no INSS bilionária, envolvendo descontos que os beneficiários não autorizaram e diversas entidades.

De acordo com o Governo, será feito um calendário de pagamento, um sistema para contestação das autorizações e um canal direto para formalizar pedidos. Desse modo, não haverá a necessidade de intermediários e advogados.

A Controladoria-Geral da União estima que os prejuízos com os descontos ilegais do INSS podem chegar a R$ 6,3 bilhões. Assim, a expectativa é devolver aos segurados afetados e, depois, cobrar os valores das entidades envolvidas nos valores descontados ilegalmente.

A restituição será “rápida” e “sem burocracia”, diz presidente do INSS

Embora ainda não tenha data para acontecer, a devolução dos descontos ilegais do INSS será “rápida” e sem “burocracia”, segundo Gilberto Waller, novo presidente do INSS. Ele completa:

“Quando sair o plano de ressarcimento, todos serão avisados. Todos os canais serão os oficiais para você procurar. O acesso será rápido, célere e sem nenhuma burocracia, você mesmo vai poder fazer”.

O executivo também alertou sobre golpes financeiros em nome do INSS. Portanto, orienta que os beneficiários lesados não assinem nada, nem compartilhem senhas com qualquer pessoa.

Até o momento, o instituto não está realizando o ressarcimento dos valores. Sendo assim, a justificativa de reaver os valores agora é falsa, tratando-se de um golpe.

Como saber se teve descontos ilegais no INSS?

Para saber se você caiu na fraude bilionária, consulte o extrato do INSS:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Faça login com seu CPF e senha do Gov.br;
  3. Clique em “Extratos e comprovantes”;
  4. Em seguida, toque em “Extrato de pagamento de benefício”;
  5. Depois, clique sobre o número do benefício;
  6. Ao aparecer o extrato, verifique os descontos de mensalidades associativas.

Assim, pode ver todas as retiradas feitas na conta do beneficiário, tanto de mensalidades associativas como de crédito consignado. Por isso, verifique as transações atentamente.



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.