Após o lançamento do Pix Automático, o Banco Central anunciou mais uma novidade! O mecanismo para recuperar dinheiro no Pix terá uma nova versão a partir de dezembro de 2025.
Novas ferramentas e atualizações ligadas ao Mecanismo Especial de Devolução (MED) serão implementadas nos próximos meses, sendo uma versão mais abrangente do sistema.
De acordo com o diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, Renato Gomes, a atualização do MED será obrigatória para todas as instituições financeiras a partir de fevereiro de 2026.
Na versão atual do mecanismo para recuperar dinheiro no Pix, um cliente que teve recursos retirados da conta via Pix de maneira fraudulenta, pode acionar o MED por meio do banco.
Desse modo, ao ser acionado, o sistema rastreia a conta de destino dos recursos enviados via Pix e, se o dinheiro estiver disponível, ele é bloqueado para devolução ao cliente prejudicado.
Segundo Gomes, a limitação da versão atual do MED acontece porque os recursos geralmente são transferidos para uma conta e imediatamente repassado para outras.
Assim, a recuperação de recursos por meio do atual sistema chega a apenas 7% do fundo.
Já com a versão 2.0 do MED, será possível congelar e devolver recursos que estiverem em níveis mais baixos. Ou seja, o dinheiro que foi para outras contas após a transferência original.
Dessa maneira, será mais fácil recuperar o dinheiro via Pix se cair em um golpe, por exemplo. Sendo assim, oferece ainda mais segurança para os usuários da transação instantânea.