Em situações específicas, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) libera a atualização do CadÚnico de forma online. Assim, é possível evitar filas e ter mais agilidade do processo.
Vale lembrar que os dados atualizados no CadÚnico são obrigatórios para manter os pagamentos dos benefícios que o Governo oferece. Por exemplo, o Bolsa Família e o Pé-de-Meia.
Portanto, confira como fazer a atualização sem precisar sair de casa!
A atualização online do CadÚnico permite evitar filas e enfrentar menos burocracia e mais agilidade. Mas, ela está disponível apenas quando não existem dados para serem alterados.
Nesse caso, o representante da família vai apenas confirmar as informações já fornecidas.
No entanto, mesmo quando há alterações, você pode iniciar a atualização do CadÚnico de forma online. Mas, para continuar o procedimento, é necessário agendar o comparecimento no CRAS.
Para fazer a atualização online do CadÚnico, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do CadÚnico;
- Entre com sua conta Gov.br;
- Depois, escolha “Atualizar CadÚnico”;
- Confirme os dados ou informe os necessários.
No caso da confirmação sem alteração, o procedimento é este. Mas, na pré-atualização, o passo seguinte é comparecer ao CRAS para finalizar as mudanças e manter o CadÚnico atualizado.
Lembre-se que, ao completar dois anos, os dados deve ser atualizados ou confirmados, mesmo que nada tenha mudado. Portanto, não deixe de fazer a atualização para garantir seus benefícios.
Além disso, você pode ser convocado pelo Governo para fazer alguma atualização. Sendo assim, fique atento ao app Meu CadÚnico, app Caixa Tem, SMS ou extrato bancário.