Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
seguros
isca
Não

Seguro garantia: entenda o que é e como funciona

Entenda como funciona o seguro garantia, para que serve o serviço, quem tem acesso ao serviço e se vale a pena o serviço.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 24 de Outubro de 2023

O Seguro Garantia pode te ajudar a evitar perdas ou danos no momento de assinar um contrato e alguma das partes não cumprirem com suas obrigações.

Esse serviço normalmente é destinado para serviços contratuais que trazem uma maior segurança para que as duas partes consigam cumprir suas obrigações.

Então, abaixo explicamos melhor como ele funciona, quais são as vantagens, quem pode ter acesso e quando optar por esse seguro.

Como funciona o Seguro Garantia?

O seguro garantia nada mais é do que um tipo de contrato em que uma seguradora assume a responsabilidade financeira caso uma das partes envolvidas em um contrato não cumpra suas obrigações acordadas.

Dessa forma, nesse tipo de contrato há três pessoas envolvidas: o tomador, o segurado e a seguradora.

Ele funciona como uma garantia para proteger os interesses das partes envolvidas, evitando prejuízos caso haja descumprimento de prazos ou condições contratuais.

É muito utilizado em casos de licitações públicas, contratos de construção civil e outros acordo comerciais em que não há uma certeza grande do cumprimento do contrato.

SAIBA MAIS: Finlândia Seguros: Conheça os serviços oferecidos pela empresa

Como o Seguro Garantia é pago?

Caso uma das partes não cumpra, o seguro garantia é pago por meio do prêmio, que é uma taxa paga pelo segurado à seguradora em troca da cobertura oferecida.

Esse prêmio é calculado com base em diversos fatores, como o valor da garantia, o risco envolvido no contrato e a reputação do contratante.

Caso haja descumprimento do contrato e o seguro seja acionado, a indenização é paga pela seguradora ao beneficiário. Pode ser parcelado ou à vista, depende do acordo.

Quando o seguro pode ser usado?

O seguro garantia pode ser usado em muitos casos como mencionamos acima, incluindo:

  1. Licitações e contratos públicos: Serve para assegurar o cumprimento das responsabilidades nas licitação ou contratos com instituições públicas.
  2. Construção civil: Serve para garantir a finalização de obras e construções.
  3. Processos judiciais: Serve para dar garantias em disputas legais.
  4. Bens e serviços: Serve para garantir a entrega correta e dentro do prazo de produtos e serviços.

Esses são alguns dos principais casos e tipos de seguro garantia, mas a sua utilização pode variar dependendo das necessidades específicas de cada contrato.

Principais vantagens de contratar o Seguro Garantia?

Esse tipo de serviço pode te ajudar muito no momento de estabelecer algum contrato de algo em que você não tem tanta certeza.

Há algumas vantagens que podem te ajudar, como:

  1. Redução de riscos financeiros: Um dos principais fatores é o fato de ter acesso a uma proteção financeira ao beneficiário em caso de inadimplência do contratado, o que reduz os riscos de prejuízos em caso de descumprimento contratual.
  2. Maior credibilidade: Ao apresentar o seguro garantia como garantia de um contrato, as empresas podem aumentar sua credibilidade e assim você tem mais chance de participar no processo de contratação e nas negociações.
  3. Melhor que garantias tradicionais: Ela é uma vantagem maior pelo fato de substituir as garantias tradicionais, como caução em dinheiro ou bens como garantia, que podem ser mais burocráticas.

Porém, as vantagens vão variar de acordo com cada tipo de contrato e serviço, já que grande parte do serviço pode ser personalizado.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.