Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
evergreen

CPF cancelado: como isso acontece e o que fazer para regularizar?

Dados incorretos ou ordem judicial podem levar ao cancelamento do CPF. Aprenda como checar a situação do seu cadastro!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 25 de Outubro de 2023

Já imaginou ter seu CPF cancelado? Acredite, isso é possível! E será importante regularizar para sair das dívidas e manter em dia com a documentação.

Mas afinal, o que é CPF cancelado? Iremos explicar como regularizar CPF cancelado, continue lendo e confira.

Por que o CPF é cancelado?

O CPF cancelado ocorre quando existe a constatação da multiplicidade de inscrições no cadastro.

Por exemplo, quem possui o CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte) ou o CPF há bastante tempo, quando se casam com alteração no nome, pode ocorrer a abertura de um novo cadastro da Receita Federal.

Dessa forma, esse cidadão terá o CPF cancelado, pois é proibida a existência mais de um cadastro. Portanto, significa que documento é único, pessoal e intransferível.

Além disso, outra razão para esse ocorrido é quando há a emissão de uma ordem judicial requisitando o cancelamento do CPF.

Por fim, o documento deve ser cancelado após o falecimento do contribuinte.

Motivos que te levam a ter o CPF cancelado

A Receita Federal aponta algumas possíveis situações que podem levar a irregularidade do seu CPF e até ao seu cancelamento, conheça!

Tipos de situação cadastral do CPF

Confira quais as possibilidade situação cadastral do CPF pode se encontrar:

  • Regular: o CPF regular é aquele sem pendências cadastrais;
  • Pendente de regularização: CPF irregular é quando há alguma entrega pendente da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) obrigatória, nos últimos cinco anos;
  • Suspensa: quando falta informações no cadastro ou consta algum dado incorreto;
  • Cancelado: quando há diferentes inscrições no CPF com os mesmos dados, por decisão judicial ou administrativa;
  • Titular falecido: ocorre quando há a comprovação do óbito do cidadão;
  • Nula: ocorre a anulação do CPF por motivos de fraude.

Situação Fiscal do CPF

Quando o contribuinte possui algum débito junto a Receita Federal, sua situação fiscal envolvendo o CPF ficará irregular.

Por isso, é importante estar em dia com suas contribuições com a Receita e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e consultar o CPF grátis.

Passo a passo para saber se seu CPF foi cancelado

site da Receita Federal para consultar CPF cancelado
Site para consulta da situação cadastral no CPF

Se você deseja consultar CPF na Receita Federal para saber se foi cancelado ou permanece regular, siga o passo a passo:

  1. Primeiramente, acesse o site de consulta ao CPF da Receita Federal;
  2. Preencha os campos solicitados com CPF e data de nascimento;
  3. Faça a validação de segurança, clicando em “Não sou um robô”;
  4. Clique em “Consultar”.

Então, será exibido o comprovante de Situação Cadastral no CPF, onde você poderá verificar se está cancelado ou com outro status.

O que fazer quando CPF está cancelado?

Ao verificar que o número do CPF foi cancelado, é necessário comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, portando seus documentos pessoais para regularizar a situação do CPF.

Dessa forma, se o CPF foi cancelado indevidamente, a solução é agendar um atendimento em uma das unidades da Receita Federal e explicar a sua situação ao atendente, de forma presencial e apresentando os seus documentos.

Para as demais situações cadastrais que não envolvam o cancelamento do CPF, existem outras formas de normalizar a situação e ficar em dia com a Receita:

  • Verifique sua Situação Fiscal e se você entregou todas as Declarações de Imposto de Renda aos quais estava obrigado, nos últimos cinco anos. Caso o cadastro esteja “Pendente de regularização”, basta enviar sua declaração pendente à Receita Federal;
  • Além disso, em sua Situação Fiscal é possível consultar se há outras pendências, débitos ou processos administrativos em seu nome;
  • Caso seu cadastro esteja em dia com a declaração de impostos, é necessário solicitar a regularização do CPF;
  • O pedido de regularização só pode ser feito pelo contribuinte que estiver com o CPF “suspenso” e sem irregularidades com no Imposto de Renda.

É muito saber a condição do seu documento, já que CPF suspenso causa algumas consequências, como não abrir conta bancária, emitir outros documentos, acessar a aposentadoria e outros impedimentos.

O que acontece com CPF titular falecido?

Desde 2017 pode ser realizado o registro de cancelamento de CPF de titular falecido diretamente nos catórios a partir do atestado de óbito.

Por meio de um convênio da Receita Federal com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) existe a comunicação direta dos dados.

É por meio dela também que é possível solicitar a emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF) de forma gratuita diretamente na certidão de nascimento dos recém-nascidos.

Essa comunicação direta sobre o CPF de titular falecido é uma medida para reduzir o número de fraudes e de pagamentos indevidos.

Como ver se o Auxílio Brasil foi cancelado

Inclusive, muitas pessoas descobriram que seu CPF foi cancelado quando foram impedidas de terem acesso ao Auxílio Brasil.

Por isso, para ter acesso a esse benefício do Governo, você precisa estar com sua situação cadastral atualizada e sem impedimento.

SAIBA MAIS: Consultar Bolsa Família pelo CPF e NIS: veja como fazer!

Dicas para evitar o cancelamento do CPF

Exercer a cidadania é saber cumprir com seus deveres e conhecer os seus direitos. Por isso, é importante estar sempre em dia com as instituições e assim, evitar ter o seu CPF cancelado.

Para isso, evite ter dívidas ativas, entregar o Imposto de Renda atrasado, acumular inadimplências com os órgãos de fiscalização, entre outros hábitos que podem prejudicar sua boa reputação como cidadão.

Além disso, ter mais controle financeiro ajuda você a planejar melhor para onde vai o seu dinheiro e a pagar as contas e tributos em dia.

Para isso, você pode contar com uma plataforma de gestão financeira pessoal completa, como a Mobills. Nela, é possível organizar, planejar e acompanhar todas as suas movimentações, em poucos cliques.

Conheça agora mesmo nossa solução!

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Perguntas e respostas sobre CPF cancelado

O que é CPF?

É o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no banco de dados controlado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Nesse cadastro, são armazenadas as informações de cada contribuinte inscrito.

Qual a diferença entre CPF cancelado e CPF suspenso?

O CPF só é cancelado quando existe múltiplos cadastros com os mesmos dados, ordem judicial ou falecimento do indivíduo.

Por outro lado, a suspenção do CPF pode ser feita quando o contribuinte possui um cadastro incompleto ou incorreto.

Sendo assim, consulte a situação cadastral do seu CPF junto à Receita Federal.

É preciso cancelar o CPF em caso de perda/roubo de documentos?

Não é necessário. O registro no CPF é único para cada cidadão e não é permitido seu cancelamento em virtude de perda, roubo ou extravio do documento.

Assim, é possível emitir a 2ª Via do Comprovante de Inscrição no CPF no site da Receita Federal do Brasil (RFB). No entanto, caso não se lembre do número do CPF, poderá recuperá-lo em uma unidade de atendimento da RFB, apresentando um Boletim de Ocorrência emitido há menos de 60 dias.

Mas, caso haja uso indevido do seu CPF, denuncie às autoridades e contate um advogado para se informar sobre indenização/reparação de prejuízos.

Importante: O cartão físico com o número do CPF não existe mais. Portanto, é possível emitir apenas um comprovante de inscrição, além de consultar seus dados cadastrais.

É possível fazer alteração do CPF?

Sim! É preciso ter o título de eleitor para solicitar a alteração de dados cadastrais no CPF, por meio do formulário online da Receita Federal.



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.