O uso de um bom organizador financeiro é capaz de transformar por completo a saúde do seu dinheiro. Saiba mais sobre o assunto!

Organizador financeiro: Veja como organizar suas finanças online

Ao usar um organizador financeiro — seja ele um aplicativo ou site na internet — é importante seguir alguns passos para que seu uso seja feito da melhor forma possível.

Afinal, essas plataformas dispõem de vários recursos muito importantes, completos e, às vezes, pouco conhecidos pelo público geral.

Eles, por sua vez, são capazes de impulsionar, em níveis incríveis, a busca por uma vida financeira mais saudável por meio do controle das suas finanças pessoais.

E você provavelmente já sabe de todos os benefícios que a saúde financeira agrega na vida de uma pessoa. Não é mesmo?

Pensando nisso, criamos um conteúdo completo com o objetivo de te ajudar a usar um organizador financeiro da melhor forma possível!

8 dicas de como organizar suas finanças online

1. Escolha a melhor alternativa de organizador financeiro

Se você jogar a expressão “melhores organizadores financeiros” no Google, com certeza terá dezenas de alternativas na palma da mão.

Cada uma delas conta com suas particularidades específicas e, certamente, será mais indicada para um grupo específico de pessoas.

Iniciantes, experts, exigentes, entendedores e leigos, cada pessoa terá sua plataforma favorita. Nesse sentido, pesquise sobre as melhores opções do mercado e, se possível, faça testes antes de definir a escolhida.

Isso acontece por um simples motivo: um organizador financeiro deverá fazer parte da sua rotina para que seu uso funcione de verdade.

Nesse sentido, vale a pena testar mais de uma opção para se certificar de que a escolhida realmente é a melhor.

Muitas vezes, em momentos de empolgação, podemos começar algo novo completamente imersos na ideia. Mas, com o passar do tempo, nos desanimamos e desistimos.

Listamos os 13 melhores aplicativos de controle financeiro para que você possa fazer uma avaliação aprofundada. Saiba mais!

Tela do melhor gerenciador financeiro do Brasil, Mobills, representando a organização financeira
Conheça o gerenciador financeiro mais bem avaliado do Brasil: Mobills!

2. Comece pelos recursos básicos

A não ser que você tenha certeza de que a empolgação vai durar — o que, convenhamos, é difícil — tome cuidado com aqueles momentos em que queremos “abraçar o mundo”.

Um bom organizador financeiro, com certeza, dispõe de vários recursos. Eles começam por algo mais inicial e abrangente e vão “descendo em camadas”, dispondo de uma série de ferramentas que ficam cada vez mais complexas e específicas.

Por isso, comece com calma. É melhor iniciar pelos recursos básicos dos apps, como o simples registro dos gastos e planejamento financeiro.

Desse modo, poderá ir entendendo como você pode deixar a organização mais completa com o passar do tempo, na medida que for usando.

É claro que o cenário muda completamente se você já tiver hábito de usar essas plataformas e estiver, apenas, buscando por novas opções.

No caso dos iniciantes, porém, aconselhamos um início gradual e detalhado, ao invés de tentar “abraçar o mundo” e acabar desanimando.

3. Anote tudo!

Quando falamos para anotar tudo, é tudo mesmo. Foi na padaria? Comprou apenas o pãozinho do café da manhã?

Não importa. Gastos são gastos, sejam eles de R$ 5 ou R$ 500. Tenha certeza que todo valor conta no fim do mês, seja para repensar o consumo ou para perceber que o trabalho bem feito está sendo seguido.

Crie, então, o hábito de — sempre que possível — anotar o que foi comprado. Para facilitar, você pode estabelecer períodos específicos do dia ou da semana.

Aconselhamos, porém, que as anotações sejam feitas no cotidiano, de forma leve e sem muita pressão. Imagine o trabalho que você terá para relembrar e recolher os gastos de períodos mais longos?

4. Categorize os gastos

A possibilidade de categorizar os gastos é um dos recursos mais básicos de um organizador financeiro.

Ao mesmo tempo, podemos enxergá-lo como um dos principais.

Afinal, somente dessa forma você terá plena noção do seu perfil de consumidor, podendo fazer análises poderosas e mudar de vida quando for necessário.

Imagine se você apenas anotar tudo o que gasta, sem desenvolver esse tipo de categorização. Não seria possível encontrar um padrão com facilidade, ou seja, “se boicotar” na organização é algo muito mais fácil.

No Mobills, plataforma de gestão financeira pessoal, além de controlar a entrada e saída do seu dinheiro, você ainda consegue categorizar seus gastos e analisar suas despesas por categoria.

Tela de despesas por categoria do Mobills simbolizando a organização financeira
Monte o seu planejamento financeiro e acompanhe seus gastos no Mobills!

Saber não somente para onde vai o seu dinheiro, mas em qual “guarda-chuvas” aquele gasto se encontra, é muito importante.

5. Controle também o cartão de crédito

Por mais que alguns cartões tenham no aplicativo as funções para entender as categorias de compra, por exemplo, você não deve deixá-lo de lado ao usar um organizador financeiro.

Isso acontece porque a visão integrada — e completa — das finanças é a melhor forma de se organizar.

Quanto mais fragmentados estiverem os seus gastos, espalhados em vários locais, mais difícil será ter a unificação necessária para fazer todos aqueles cálculos e análises necessárias para mudar ou deixar sua rotina ainda melhor.

Bons organizadores permitem que o cadastro das faturas e análise seja feita, e você deve, com certeza, fazer uso desse recurso para utilizar o cartão de crédito como aliado e não vilão das suas finanças.

6. Tenha objetivos

Quando somos movidos rumo a objetivos e metas, fica muito mais fácil realizar todos aqueles sonhos que temos enquanto seres humanos.

Afinal, se você trabalha, ganha dinheiro e está se organizando financeiramente, deve existir um motivo por trás, correto?

Por isso, não tenha medo de listar todos eles!

O mais legal de um bom software de organização financeira é que ele permite a criação de metas e objetivos factíveis.

No Mobills, você também pode definir e acompanhar os seus objetivos financeiros.

Por exemplo, mais do que “viajar para o exterior”, você saberá exatamente o quanto esse sonho custa.

Tela de objetivos do Mobills representando a importância da organização financeira
Defina e acompanhe seus objetivos financeiros no Mobills

Essa estruturação mensurável é muito importante para que você avalie seu progresso, saiba o quanto falta para chegar lá e seja capaz de fazer planos de ação quando for necessário melhorar.

7. Acompanhe!

Agora que você já sabe as melhores maneiras de organizar suas finanças online e entendeu a necessidade de manter uma constância nos cadastros de despesa, o acompanhamento é fundamental.

Afinal, não adianta nada ter um organizador completo, com todos os gastos classificados e dispostos de maneira perfeita, se você não fizer nada com aquelas informações.

Números por números não dizem nada sem alguém para fazer uma leitura aprofundada sobre eles.

E o mesmo acontece com suas finanças.

Por isso, faça um acompanhamento periódico. Defina uma linha do tempo para analisar e pensar no que precisa ser feito para que as suas metas sejam atingidas de forma ainda melhor.

Pense, também, que o acompanhamento é muito importante para prever possíveis momentos de crise e descontrole.

Além disso, com o acompanhamento, você saberá como agir quando alguma situação inesperada aparecer. E sabemos que a vida tem várias delas!

8. Não tenha medo de se reorganizar

Falamos ali em cima sobre o inesperado, e vale a pena tocar novamente nesse assunto.

Como qualquer pessoa na vida, você está sujeito a passar por momentos em que será pego de surpresa financeiramente.

Seja por motivos de saúde, desemprego ou outros fatores pessoais, é possível que todo um planejamento precise “ir para o ralo”.

Afinal, em um dia você tinha um estilo de vida específico, e no outro precisará mudar radicalmente. Correto? Nem tanto!

Com a devida organização, esses momentos serão vividos, com toda a certeza, de forma mais leve. A questão de “ir para o ralo”, então, não será tão dura.

De toda forma, com certeza será preciso repensar vários pontos da sua organização, metas e maneiras de alcançá-las.

Por isso, esteja pronto para esses momentos e não tenha medo de se reorganizar. O desânimo pode ser seu principal inimigo, pense em todo o trabalho conquistado até aqui e crie ainda mais forças para se reinventar.

Conclusão: aproveitando o melhor de um organizador financeiro

Agora que você chegou ao final deste conteúdo, esperamos que tenha esclarecido os principais pontos que envolvem as boas práticas ao usar um organizador financeiro.

Para tomar o próximo passo e, de fato, conhecer uma boa plataforma, te convidamos a aproveitar os melhores recursos do Mobills, o melhor gerenciador financeiro do Brasil.

Além de uma plataforma online descomplicada, o Mobills oferece as melhores soluções de organização financeira. Tudo isso de forma didática, simples e muito intuitiva. Legal, não é?

Nesse sentido, acreditamos que podemos te ajudar — e muito — na tarefa de deixar as suas finanças ainda mais controladas e organizadas.

Com o tempo, temos certeza que você será capaz de realizar os seus sonhos de maneira cada vez mais rápida!

Acesse o nosso site e tenha o controle do seu dinheiro na palma das mãos!

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo “Organizador financeiro: Veja como organizar suas finanças online”?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Finanças Pessoais


Escrito por Carlos Terceiro

Carlos Terceiro, Fundador e CEO do Mobills, o aplicativo de finanças pessoais com o maior número de clientes no Brasil. Empreendedor movido pelo propósito de transformar a vida financeira dos brasileiros para melhor. Formado em análise de sistemas e Pós-graduando em Finanças e Investimentos pela PUCRS.

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web