Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
Não

O que é Roaming? Saiba como usar e economizar!

Entenda como o roaming funciona e como se preparar para uma viagem internacional, economizando nessa tarifa.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 28 de Janeiro de 2023

Você sabe o que é roaming? Utilizado com frequência em momentos de viagem a outros países, essa é uma dúvida muito comum de vermos por aí.

No entanto, o roaming pode ser uma fonte de preocupação, especialmente em relação aos custos ao utilizá-lo.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como o roaming funciona, como ativá-lo e como evitar surpresas desagradáveis na sua conta de celular ao usar o roaming. Confira!

VEJA TAMBÉM: Como descobrir o PIN do celular mesmo sem o código? Entenda!

O que é roaming?

O roaming pode ser considerado a capacidade de usar seu telefone celular em outro país sem ter que trocar de cartão SIM ou pagar tarifas estratosféricas. 

Permitindo assim aos usuários que continuem a usar seus telefones celulares e serviços de dados, mensagens de texto e acesso à internet, enquanto viajam para outros países. 

O roaming é possível graças a acordos entre operadoras de telefonia móvel.

Quais são os tipos de roaming?

Existem dois tipos de roaming: roaming nacional e roaming internacional.

O roaming nacional é quando você viaja dentro de seu próprio país, mas fora de sua área de cobertura normal.

O roaming internacional, como o próprio nome já diz, é quando você viaja para outro país.

Os custos do roaming podem ser altos, especialmente para o uso de dados. 

Então, diversas operadoras disponibilizam pacotes de roaming pré-pagos ou contratos de roaming internacional, que possibilitam aos usuários usar telefones celulares e serviços de dados enquanto viajam.

Até porque, caso não saiba, a União Europeia (UE) implementou regulamentos para limitar os custos do roaming dentro da UE.

Mas qual a consequência disso? Permite aos usuários não serem cobrados mais do que o preço normal de sua tarifa doméstica quando viajam dentro da UE.

VEJA TAMBÉM: Claro Pay: Saiba como funciona a conta digital!

Como ativar o roaming no celular?

A ativação do roaming no celular varia de acordo com o modelo e a operadora. No entanto, geralmente, é possível ativar o roaming seguindo estes passos:

  1. Vá para as configurações do seu celular e selecione “Redes móveis” ou “Conexões”;
  2. Busque por “Roaming” ou “Roaming internacional” e habilite-o.

Em alguns casos, é necessário entrar em contato com a operadora para ativar o roaming antes de viajar ou ativar pacotes ou planos específicos.

Assim, é importante verificar as opções disponíveis com sua operadora e as tarifas de roaming antes de viajar para evitar surpresas desagradáveis na sua conta de celular.

Mas, lembre-se de que ao ativar o roaming, é possível que haja um aumento no custo do uso do celular.

Por isso é importante verificar as tarifas de roaming com a sua operadora e optar por pacotes ou opções que sejam mais vantajosas para o seu uso.

Dicas para economizar com o roaming em sua viagem!

Antes de viajar, é importante tomar alguns cuidados para evitar pagar caro em roaming:

  • Verifique as tarifas de roaming com sua operadora: é importante saber quanto você vai pagar por minutos de chamada, mensagens de texto e uso de dados antes de viajar;
  • Considere desativar o roaming automático: algumas operadoras ativam o roaming automaticamente quando você viaja para outro país, o que pode resultar em cobranças desnecessárias. Verifique as configurações do seu celular e desative o roaming automático se necessário;
  • Adquira um pacote de roaming pré-pago: algumas operadoras oferecem pacotes de roaming pré-pagos que permitem aos usuários usar seus telefones celulares e serviços de dados enquanto viajam sem ter que se preocupar com tarifas excessivas;
  • Use uma conexão Wi-Fi: se possível, tente usar conexões Wi-Fi gratuitas em vez de usar dados móveis. Isso pode ajudar a reduzir os custos de roaming;
  • Use aplicativos de comunicação: aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger e Skype permitem fazer chamadas e enviar mensagens sem custo adicional, usando uma conexão Wi-Fi;
  • Verifique se o seu plano inclui roaming: alguns planos de telefonia móvel incluem roaming internacional e se ele é vantajoso para o seu uso.

VEJA TAMBÉM: Como rastrear celular perdido ou roubado? Aprenda!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.