Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é mestrado e o que é necessário para cursá-lo?

Você tem interesse em fazer mestrado mas não sabe se é o ideal para você? Entenda como funciona e quais os desafios.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 16 de Abril de 2023

Se você já terminou sua graduação e deseja se aprimorar, uma das opções é o mestrado. Porém, ainda existem pessoas que não sabem o que é mestrado e no que consiste esse curso. 

Deseja verificar se realizar um mestrado é necessário para você? Separamos as principais informações para que você entenda mais sobre como ele funciona!

O que é mestrado?

Existem dois tipos de pós-graduação: a lato sensu e o stricto sensu. O mestrado, assim como o doutorado, faz parte do grupo de stricto sensu. 

Além disso, tanto o mestrado quanto o doutorado são indicados para quem deseja se aprofundar em pesquisa científica ou seguir carreira acadêmica.

O curso de mestrado pode durar entre um ano e seis meses a dois anos. 

Apesar de não ser realizado todos os dias, a carga horária costuma ser maior do que o número de horas por aula da graduação.

Como na graduação, o conteúdo programático do mestrado possui disciplinas obrigatórias e optativas.

Para obter o título de mestre ao final do mestrado, é preciso realizar uma dissertação. 

No caso do mestrado profissional, também é possível apresentar uma monografia em forma de projeto ou estudo de caso. 

Quais são os tipos de mestrado?

Atualmente há dois de mestrado disponíveis, que são o acadêmico e o profissional. Dentre eles, existem algumas diferenças:

Mestrado acadêmico

Indicado para profissionais que desejam seguir na carreira acadêmica, ensinando em universidades, ou para quem busca trabalhar com pesquisa.

Mestrado profissional

Essa modalidade é destinada a quem deseja se qualificar na área técnica, na sua profissão. Sendo assim, é menos teórico que o mestrado acadêmico, e mais voltado para desenvolvimento de técnicas e tecnologias.

VEJA MAIS: O que é curso livre e quem pode fazer? Descubra tudo sobre o assunto!

Quem pode realizar um mestrado?

O mestrado é destinado a diplomados em cursos superiores de graduação, em qualquer área de conhecimento. 

Com isso, para cursar mestrado é necessário ter diploma de licenciatura, bacharelado ou tecnológico.  

Porém, não são todos os graduados que conseguem passar para um mestrado: é preciso passar por processo de seleção.

Nele, é realizada análise de currículo, provas de conhecimentos, entrevista, apresentação de projeto de pesquisa, análise do histórico escolar, dentre outras etapas. 

Outro requisito comum é o conhecimento de uma segunda língua. Não é necessário ser fluente, porém para ser mestrando é preciso ter entendimento de leitura no idioma.

Geralmente a segunda língua escolhida é a Língua Inglesa, já que a maior parte dos artigos e estudos são publicados em Inglês.

Além disso, é preciso destinar uma atenção maior para os estudos em casa, pois o mestrado necessita de muita leitura e pesquisa.

SAIBA MAIS: O que é MBA? Veja um guia completo sobre o assunto!

Fazer mestrado vale a pena?

Como citado acima, é preciso muita dedicação para realizar um mestrado, já que precisará empregar muitas horas em estudos, pesquisa e debate. Ter tempo para isso é crucial.

Outro ponto importante é saber lidar com a pressão, tanto interna para se sair bem nos estudos, quanto externa de cobranças e críticas.

Porém, se seu sonho for trabalhar como professor universitário ou como pesquisador, ter mestrado é essencial e te ajudará a conquistar seus objetivos. 

Outro benefício do mestrado, além do conhecimento acadêmico, é o networking. Afinal, estará realizando troca de conhecimento e diálogos constantes com diversas pessoas na sua área. É um crescimento tanto profissional quanto pessoal.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.