Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
Não

O que é curso livre e quem pode fazer? Descubra tudo sobre o assunto!

Cursos livres são ótimos para seu currículo. Mas você sabe o que eles são e suas vantagens? Confira!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 07 de Abril de 2023

Você sabe o que é curso livre? Ele pode ser uma boa maneira de preencher seu currículo ou adquirir novas habilidades. 

Além disso, pode te ajudar a se atualizar na sua área com uma carga horária menor, dentre outros benefícios. 

Para te ajudar a entender mais sobre como ele funciona e o que você precisa para realizá-lo, respondemos algumas dúvidas frequentes. Confira!

VEJA TAMBÉM: O que é curso profissionalizante?

O que é curso livre?

O curso livre, cujo nome oficial é Curso de Livre Organização e Oferta, é uma modalidade de educação não formal para adquirir conhecimentos sobre um assunto específico ou se qualificar na sua área profissional.

A duração do curso pode variar de acordo com o tema ou a instituição, mas para se classificar como curso livre é preciso ter carga horária inferior a 800 horas.

Outro detalhe importante é que ele é livre para todos os públicos. Com isso, qualquer pessoa interessada pode cursar e se profissionalizar, tendo graduação superior ou não. 

No entanto, alguns cursos podem conter pré-requisitos na admissão ou recomendação de público-alvo, se o tema for mais avançado.

Antes de escolher um curso, você pode verificar a programação de conteúdo para observar se ele condiz com o que deseja aprender.

Essa modalidade está prevista nas legislações:

  • Lei nº 9.394/96 
  • Decreto nº 5.154/04
  • Deliberação CEE 14/97 
  • Parecer 285/04

Quais são suas principais vantagens?

Realizar um curso livre é uma ótima maneira de prosseguir com seus estudos, visto que não é preciso ter formação na área para entrar.

Por exemplo, se uma pessoa possuir formação em Engenharia Civil, isso não a impede de participar de um curso livre sobre Fundamentos do Marketing.

Essa modalidade de curso também pode ser realizada por alunos universitários para receber horas complementares na faculdade.

Além disso, ele pode ser oferecido de forma presencial ou à distância, então você pode escolher o que mais se adequa à sua situação atual.

Outra vantagem dessa modalidade é a carga horária menor e adaptabilidade ao horário. Assim, você pode realizar os estudos de forma adaptada ao seu horário livre. 

O curso livre também é mais acessível, já que não possui uma faixa de preço pré-estabelecida e existem diversas plataformas com cursos gratuitos ou mais baratos no mercado. 

Além disso, também não é necessário possuir diploma para ensinar em um curso livre. Com isso, você também pode criar um curso e transmitir seu conhecimento a outras pessoas.

Extensão universitária é um curso livre?

A extensão universitária é um tipo de curso livre. Porém, ele é voltado mais para a área acadêmica e só podem ser oferecidos por instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a extensão universitária promove o compartilhamento de conteúdo desenvolvido por meio de pesquisas da universidade com pessoas de fora da instituição.

Para que isso aconteça, a faculdade promove projetos como cursos de capacitação e formação abertos a quem se interessar.

VEJA TAMBÉM: O que é pós-graduação? Saiba como funciona este tipo de curso

Qual é a principal diferença entre curso livre e curso técnico?

Apesar de ambos auxiliarem na formação profissional, o curso livre está na categoria de educação profissional de nível básico. 

Já o curso técnico é uma formação profissionalizante de nível médio. Para realizar, é preciso ter formação de ensino médio.

Além disso, como os cursos livres não são regulamentados pelo MEC, não precisam se adequar às regras do ministério.

Com isso, os gestores dos cursos possuem mais liberdade para montá-lo de acordo com o conteúdo que desejarem, sem disciplinas obrigatórias.

Isso não faz com o que o curso livre seja mal visto, pelo contrário: como citado acima, é uma boa forma de preencher seu currículo.

VEJA TAMBÉM: Entenda o que é ensino técnico e a importância dele



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.