Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

O que é Nota Fiscal Cidadã? Veja como funciona esse programa fiscal!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 19 de Janeiro de 2023

Você já ouviu falar no programa Nota Fiscal Cidadã, mas não sabe como ele funciona? A proposta tem abrangência estadual e pode contribuir para que as suas despesas melhorem, já que ela promove premiações e incentivos constantes.

A Nota Fiscal Cidadã é uma iniciativa que pode ser implementada pelos governos locais visando, dentre muitos objetivos, diminuir a quantidade de impostos sonegados.

O que é Nota Fiscal Cidadã?

Implementado pelos governos estaduais, o programa Nota Fiscal Cidadã é considerado uma forma de incentivo fiscal cujo objetivo é englobar os consumidores no processo de prestação de contas. 

Mas, como isso funciona? Por meio da inclusão de CPF nas notas fiscais eletrônicas. Quem nunca foi realizar uma compra e o atendente ou vendedor perguntou se gostaria de colocar o CPF na nota? O que você não sabia é que essa medida pode lhe trazer vantagens.

A Nota Fiscal Cidadã ainda busca ter mais informações sobre os hábitos de compra dos consumidores, que serão incentivados a sempre ter a nota fiscal eletrônica

Quais as vantagens da Nota Fiscal Cidadã?

Quem se cadastra e faz parte do programa Nota Fiscal Cidadã pode garantir diversos benefícios e vantagens constantes, sendo:

  • Obter a restituição de parte dos impostos;
  • Ganhar descontos exclusivos;
  • Participar de sorteios e premiações mensais;
  • Participar de promoções exclusivas;
  • Ganhar créditos em conta.

Lembrando sempre que a proposta é conduzida pelos governos estaduais e não gera obrigatoriedade, podendo ser implementada ou não. 

Além disso, cada governo pode implementar da sua forma, mas o objetivo final é o mesmo.

Como participar do Nota Fiscal Cidadã?

Para participar, procure saber como funciona no seu estado. Em alguns casos, o nome é mantido e acompanhado pela sigla do estado. Mas, em outros, ele é adaptado. Por exemplo, em São Paulo a proposta é chamada de Nota Fiscal Paulista. 

Portanto, você deve procurar saber qual é a medida adotada no seu estado e realizar o cadastro, que geralmente é feito pelo site da Secretaria de Fazenda, sendo necessário apenas alguns dados, como CPF, endereço e a criação de senha para login.

No Pará, recentemente o governo revogou a lei estadual que instituiu o programa da Nota Fiscal Cidadã e ela não é mais contemplada aos paraenses. A medida foi substituída por outras ações de estímulo à cidadania fiscal.

VEJA TAMBÉM: Como tirar a segunda via da nota fiscal? Confira maneiras!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.