O que é Nota Fiscal Cidadã? Veja como funciona esse programa fiscal!

Você já ouviu falar no programa Nota Fiscal Cidadã, mas não sabe como ele funciona? A proposta tem abrangência estadual e pode contribuir para que as suas despesas melhorem, já que ela promove premiações e incentivos constantes.
A Nota Fiscal Cidadã é uma iniciativa que pode ser implementada pelos governos locais visando, dentre muitos objetivos, diminuir a quantidade de impostos sonegados.
O que é Nota Fiscal Cidadã?
Implementado pelos governos estaduais, o programa Nota Fiscal Cidadã é considerado uma forma de incentivo fiscal cujo objetivo é englobar os consumidores no processo de prestação de contas.
Mas, como isso funciona? Por meio da inclusão de CPF nas notas fiscais eletrônicas. Quem nunca foi realizar uma compra e o atendente ou vendedor perguntou se gostaria de colocar o CPF na nota? O que você não sabia é que essa medida pode lhe trazer vantagens.
A Nota Fiscal Cidadã ainda busca ter mais informações sobre os hábitos de compra dos consumidores, que serão incentivados a sempre ter a nota fiscal eletrônica
Quais as vantagens da Nota Fiscal Cidadã?
Quem se cadastra e faz parte do programa Nota Fiscal Cidadã pode garantir diversos benefícios e vantagens constantes, sendo:
- Obter a restituição de parte dos impostos;
- Ganhar descontos exclusivos;
- Participar de sorteios e premiações mensais;
- Participar de promoções exclusivas;
- Ganhar créditos em conta.
Lembrando sempre que a proposta é conduzida pelos governos estaduais e não gera obrigatoriedade, podendo ser implementada ou não.
Além disso, cada governo pode implementar da sua forma, mas o objetivo final é o mesmo.
Como participar do Nota Fiscal Cidadã?
Para participar, procure saber como funciona no seu estado. Em alguns casos, o nome é mantido e acompanhado pela sigla do estado. Mas, em outros, ele é adaptado. Por exemplo, em São Paulo a proposta é chamada de Nota Fiscal Paulista.
Portanto, você deve procurar saber qual é a medida adotada no seu estado e realizar o cadastro, que geralmente é feito pelo site da Secretaria de Fazenda, sendo necessário apenas alguns dados, como CPF, endereço e a criação de senha para login.
No Pará, recentemente o governo revogou a lei estadual que instituiu o programa da Nota Fiscal Cidadã e ela não é mais contemplada aos paraenses. A medida foi substituída por outras ações de estímulo à cidadania fiscal.
VEJA TAMBÉM: Como tirar a segunda via da nota fiscal? Confira maneiras!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.