Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
conta-digital
isca
Não
anual

Saiba o que é um banco digital e suas vantagens

Veja quais são os principais benefícios dos bancos digitais e descubra como escolher a opção ideal para você.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 06 de Maio de 2022

O banco digital ganhou força nos últimos anos, principalmente em razão da pandemia, onde as pessoas buscavam maior segurança para guardar dinheiro e com menores custos, mas, você sabe o que são os bancos digitais?

Para te ajudar a compreender melhor sobre o assunto, criamos um conteúdo onde apresentaremos detalhes sobre o banco digital e apontaremos as principais diferenças que há se comparadas aos bancos tradicionais.

VER TAMBÉM: Bancos Digitais com Taxa Zero: Conheça e economize dinheiro!

O que é um Banco Digital?

O Banco Digital é uma instituição financeira que opera de maneira digital e tem os seus serviços, produtos e operações controladas através do aplicativo, pelos seus clientes.

Por ter todas as suas funcionalidades controladas no celular, os bancos digitais não oferecem agências físicas, como acontece com os bancos mais tradicionais.

Mesmo que seja um banco digital, as instituições emitem cartões, sejam de débito e crédito para você poder realizar compras em diversos locais, sejam físicos ou online.

Diferenças entre Banco Digital e tradicionais

Existem diferenças importantes que valem a pena mencionar entre o banco digital e tradicionais, como:

  • Abertura de conta: Todas as contas dos bancos digitais são criadas de maneira online, em bancos tradicionais, somente algumas opções são disponibilizadas.
  • Tarifas de manutenção: As taxas de manutenção de um banco digital são menores que as tradicionais, que precisam arcar com custos de administração maiores. Assim, quem tem um banco digital economiza.
  • Serviços disponíveis: De maneira geral os bancos digitais e tradicionais oferecem os mesmos serviços, entretanto, os bancos digitais lhe dão a oportunidade de contratar os serviços e controlar todas as funcionalidades através do aplicativo do banco, diferente do banco tradicional, onde é preciso comparecer em agências para a contratação de alguns serviços.
  • Atendimento: Nos bancos digitais o atendimento é totalmente online, oferecendo praticidade aos seus clientes. Nos bancos tradicionais, dificilmente os clientes não frequentam longas filas.
  • Agências físicas: O banco digital não oferece nenhum atendimento físico, apenas online. Por outro lado, os bancos tradicionais oferecem as agências físicas caso o cliente necessite de ajuda.

Entendendo um pouco mais sobre as diferenças entre as instituições financeiras digitais e tradicionais, mostraremos abaixo maiores detalhes sobre os bancos digitais.

Diferenças entre banco digital e banco digitalizado

Como mencionamos anteriormente, os bancos digitais são instituições financeiras que oferecem desde a abertura da conta até os serviços através da plataforma online.

Por outro lado, os bancos digitalizados são os bancos tradicionais que podem oferecer algumas soluções de tecnologia, como:

  • Aplicativo;
  • Sites;
  • Canais de atendimento online.

Vantagens dos bancos digitais

Agora que você sabe o que são os bancos digitais, suas diferenças dos tradicionais e dos digitalizados, vamos falar sobre as principais vantagens dessa instituição:

Abertura de conta simples

Se você já tentou abrir sua conta em um banco tradicional e precisou lidar com situações burocráticas, provavelmente notou como esse processo pode ser demorado e cansativo, pois, tudo deve ser resolvido em horário comercial.

Entretanto, o banco digital não tem essas burocracias. Se você quiser, é possível acessar a sua conta de onde quiser, o horário que desejar e gastando muito pouco tempo para isso e abrir a sua conta.

Todas as validações dos seus documentos são realizadas de maneira virtual e o prazo é bem mais rápido que qualquer outro banco físico.

Recentemente, com a pandemia do coronavírus, os bancos digitais se tornaram uma alternativa para minimizar os efeitos, pois, essas contas acabam oferecendo juros e tarifas baixas, se comparado aos modelos tradicionais.

Menor tarifa de manutenção

Outra vantagem dos bancos digitais é que eles oferecem serviços muito mais baratos ou gratuitos para os clientes, pois o custo de operação é bem menor que os bancos tradicionais.

Assim, com uma conta digital você tem a chance de controlar as suas finanças sem precisar pagar muito por isso. Logo, é muito comum encontrar bancos digitais que tenham:

  • Cartão de crédito sem anuidade;
  • Contas digitais sem tarifas;
  • Transferências com tarifas menores ou gratuitas;
  • Atendimento online fácil.

Os bancos tradicionais também oferecem alguns serviços gratuitos, pois estão determinados em lei, mas, na maioria das vezes não são suficientes para atender as demandas dos seus clientes.

Serviços disponíveis

Os serviços que estão disponíveis na conta digital, normalmente, são os mesmos das contas tradicionais, dependendo da instituição, claro.

Entretanto, o que muda são as operações, embora sejam parecidas, as digitais tendem a ser mais modernas, rápidas de serem acessadas.

Alguns serviços oferecidos pelas contas digitais são:

  • Guardar e movimentar o dinheiro;
  • Pagar contas;
  • Enviar e receber dinheiro;
  • Acompanhar as contas em tempo real;
  • Depositar dinheiro;
  • Sacar dinheiro em bancos parceiros e na Rede Banco24Horas.

Como mencionamos anteriormente, esses são serviços oferecidos também pelos bancos tradicionais, todavia, com a conta digital a utilização e o controle do dinheiro são mais simplificados.

Atendimento ágil

O banco digital lhe dá a comodidade e o benefício de não precisar ir em uma agência bancária e, ao mesmo tempo, realizar pagamentos de contas, transferências e depósitos.

Além disso, o atendimento é bem menos burocratizado e a conversa com o colaborador do banco pode ser via chat ou telefone, dependendo da complexibilidade.

Bancos digitais são seguros?

Com tantas facilidades é comum as pessoas duvidarem e se perguntarem se os bancos digitais são seguros.

Todos os bancos quando criados passam por uma avaliação do Banco Central do Brasil e somente após passar em todos os testes podem iniciar suas atividades.

O órgão é o responsável por fiscalizar o funcionamento de todas as instituições financeiras e as obrigam a cumprir as regras do Acordo de Basiléia.

Como escolher o melhor banco digital para você?

Veja se o banco é de confiança

Com os primeiros bancos digitais criados e o sucesso que eles geraram, é natural que muitos outros surgissem, o que faz que muitos brasileiros aderissem à ideia.

Mas, antes de escolher qualquer tipo de banco digital é preciso realizar uma pesquisa prévia a respeito dele.

Entre os requisitos mais simples está a avaliação criada pelo Banco Central referente ao banco digital em questão.

Estrutura

Por estarmos falando de um banco digital, já entendemos até aqui que todas as movimentações devem ser realizadas através de aplicativos e da internet.

Assim, é essencial que a empresa tenha um bom aplicativo, assim como serviços e suporte online de maneira ágil.

Portanto, busque saber se o aplicativo está sempre funcionando e se o site e o atendimento acontecem rapidamente, de maneira segura.

Veja as vantagens e os produtos oferecidos pelo banco digital

Já mencionamos aqui que uma das maiores vantagens dos bancos digitais são taxas e tarifas pequenas, além de oferecer produtos e serviços que estarão disponíveis através do aplicativo, se tornando de fácil acesso.

Nesse caso, é importante buscar por uma empresa que ofereça sempre as maiores vantagens do setor, além de cobrar pouco ou nada por isso.

Atendimento

Não basta ter um atendimento online acessível se ele não resolve os problemas ou mesmo você não consegue ser bem atendido, não é mesmo?

Então, busque saber quais são os meios de contato do banco digital e se os clientes são bem atendidos pelas vias que são apresentadas.

Segurança

Por fim, antes de você escolher um banco, certifique-se de que ele é seguro. O aspecto aqui é voltado mais para a tecnologia, como gravação de dados e chances de outros acessarem a sua conta.

Além disso, se você desejar realizar algum tipo de investimento na empresa, é preciso saber se ela é protegida pelo FGC, que irá lhe devolver investimentos de até R$ 250 mil caso a empresa venha a falir.

Vale a pena utilizar os serviços de um banco digital?

Se você deseja criar uma conta sem burocracia, controlar todas as funcionalidades na palma da sua mão e ainda pagar pouco ou nada por isso, o banco digital é para você.

Além disso, o atendimento acontece de maneira prática e totalmente seguro, já que você está protegido com o FGC – Fundo Garantidor de Crédito em casos de investimentos.

Entretanto, se você gosta de um banco que lhe atende de maneira presencial, então, você terá dificuldade de escolher um banco digital e o ideal é escolher entre as instituições mais tradicionais e digitalizadas, pois elas oferecem alguns serviços online, mas contém agência física.

Perguntas frequentes

Qual é o melhor banco digital?

O melhor banco digital irá depender muito dos seus gostos. O Nubank, por exemplo, é considerado o melhor banco digital para muitos que buscam por uma conta digital simples de usar, sem taxas e que rende 100% do CDI. Entretanto, para muitos não é interessante, já que não há programas de pontos e milhas, por exemplo.

Qual a diferença entre banco e banco digital?
Qual é a vantagem do banco digital?


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.