Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

O que é um sistema ERP e para que serve?

Entenda os detalhes sobre o sistema ERP e como funciona!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Criado com o objetivo de agregar informações de empresas de maneira a centralizar este conteúdo, proporcionando facilidade ao acesso a estes dados, ficou conhecido assim o ERP. Possui dúvidas sobre o que é um sistema ERP e para que serve?

Este artigo foi escrito com o intuito de auxiliar você a entender mais sobre o sistema. Confira!

LEIA TAMBÉM: Maiores empresas de tecnologia do Brasil e do mundo. Veja o ranking!

O que é sistema ERP e como funciona?

Possuindo como significado Enterprise Resource Planning, sendo um sistema empresarial que aglomera dados da empresa, armazena, e distribui de acordo com os interesses de cada setor.

Normalmente, é operado em módulos, disponibilizando assim segurança e agilidade na propagação de informações.

A plataforma funciona da maneira abaixo:

  • O software integrado insere dados dentro do ERP;
  • O ERP armazena estes dados de acordo com o setor, tipo, entre outras categorias que variam de acordo com a parametrização e o fabricante;
  • A atualização em toda base de dados ocorre de maneira automática e instantânea, gerando confiabilidade na informação.

História do ERP

O surgimento da plataforma se deu em diferentes situações, com a criação e uso de diferentes métodos que foram atualizados até o sistema atual.

A primeira plataforma de gerenciamento foi o Economic Order Quantity, criado pelo engenheiro Ford Whitman Harris em 1913, sendo feito em papel e tinha como objetivo programar a produção.

Décadas depois surgiu o Material Requirements Planning que tinha como objetivo solucionar adversidades que combinavam a função do EOQ com a tecnologia da computação., obtendo como primeiro cliente do MRP foi a Black and Decker, em 1964.

Logo, nos anos 90 foi reconhecido o Enterprise Resource Planning, sendo um sistema modular que unifica as informações de diversos setores de uma empresa.

Ao passar dos anos houveram ainda mais evoluções, são elas: ERPs On Premise e Cloud.

Tipos de sistema de gestão ERP

Nos dias atuais é possível instalar um ERP em três modos diferentes: no servidor local da empresa (ERP On Premise), na nuvem, ou híbrido entre os dois.

ERP na nuvem (Cloud)

O sistema de gestão em nuvem não possui ocupação de espaço no servidor físico da empresa, pois é totalmente executado na nuvem.

Em geral, é mais simples e barato e existem empresas fabricantes que constroem o ERP específico para determinados segmentos de mercado.

ERP On Premise

O ERP do tipo On Premise é instalado fisicamente no servidor da empresa. A renovação da tecnologia neste modelo acontece a partir de atualizações. 

Os sistemas de gestão On Premise sendo usualmente utilizados por grandes empresas e multinacionais, pois foram feitos para atender demandas em grandes escalas..

ERP híbrido

Com este modo, os dados podem ser armazenados tanto no servidor da empresa, quanto na nuvem. 

Grande maioria de seus fabricantes de ERP On Premise disponibilizam este modelo, pois proporciona facilidades na troca de informações em qualquer local de trabalho.

Ademais, em sua grande maioria dos ERPs conhecidos sejam pagos, há também ERPs gratuitos, que possibilitam auxiliar pequenas empresas que estão iniciando.

VEJA TAMBÉM: Software de Gestão Financeira: Opções de sistemas gratuitos e pagos



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.