Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é Fintech? Conheça as categorias e vantagens desse negócio!

Saiba o que é Fintech e como funciona esse modelo de negócio!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 19 de Setembro de 2023

Fintech: o que é e como funciona? Certamente você já ouviu falar bastante neste termo nos últimos anos. Mas será que sabe a sua função na sociedade e a diferença para as demais?

Quais serão as vantagens de se abrir uma fintech, já que tem sido tão popular?

Vamos te ajudar a descobrir algumas curiosidades para ficar por dentro e saber mais detalhes sobre o que é fintech e para que serve.

Fintech: o que é?

Uma fintech nada mais é do que um modelo de negócio, que foi criado para inovar a forma como as empresas entregam soluções para a sociedade.

No geral, o termo Fintech é simples e deriva-se da combinação de duas palavra em inglês:

Financial (financeiro) + Technology (tecnologia)

Mas engana-se quem pensa que o conceito de fintech se agarra somente em ser uma tecnologia financeira. Vai muito além disso e pode englobar diversos aspectos.

Uma fintech pode oferecer as mais variadas soluções para o mercado, desde um cartão de crédito a uma conta digital, modelos de seguro, empréstimo ou até mesmo novos produtos inéditos no mercado.

No geral, as fintechs buscam oferecer serviços e soluções que já existem no mercado financeiro, porém de uma maneira mais ágil, tecnológica e eficiente. 

A internet é a sua principal aliada neste processo, sobretudo as novas tecnologias.

Quais são as categorias de fintechs?

Agora que você já sabe o que é, fica válido mencionar que existem várias categorias de fintechs. 

Por isso, o conceito é abrangente e pode englobar diversos tipos de produtos e soluções no mercado financeiro.

Dentre as categorias, temos: bancos digitais; soluções de empréstimos; empresas de seguros; criptomoedas; fintechs voltadas para pagamento; entre outras

Por que as fintechs estão na moda?

Com o passar do tempo e a necessidade de se investir em inovação, cresceu o número de empresas e instituições financeiras que resolveram apostar em soluções inovadoras para o setor. 

Com isso, esse modelo de negócio tornou-se cada vez mais popular. 

E engana-se quem pensa que este sucesso é somente no Brasil, ele é mundial. 

Mas, por que esse fenômeno se alastrou? Porque cada vez mais se faz necessário transformar a forma como as pessoas lidam com o dinheiro e estreitar essa relação, trazendo mais informação, tecnologia, novos serviços e opções diferenciadas.

Além disso, o principal objetivo das fintechs é mediar o impacto das mudanças e processos na vida das pessoas, sobretudo no quesito inovação.

Tudo isso começa pelo simples fato de que todas as ações atualmente podem ser feitas com a palma da mão, somente usando um celular. 

Ou seja, com apenas um clique você faz uma transferência, cancela a conta de um banco e tem um empréstimo autorizado sem nem precisar sair de casa.

Portanto, as fintechs atuam de forma a melhorar ainda mais essa relação, trazer mais produtos e proporcionar novas experiências, principalmente confiáveis.

VEJA TAMBÉM: Melhores fintechs de empréstimo: opções para conferir

Quais as vantagens das fintechs?

As fintechs costumam oferecer produtos que já existem no mercado, mas com melhores soluções e novas propostas. As empresas buscam ideias menos burocráticas e mais dentro da realidade do cliente.c

Portanto, dentre as diversas vantagens está o baixo custo e ter a tecnologia como grande aliada. 

Além disso, elas já chegam em um mercado consolidado e não sofrem com muitas taxas. 

Dessa forma, as chances de crescimento são grandes caso haja um produto inovador para se lançar.

Inclusive, este costuma ser o seu principal propósito: lançar ao mercado produtos com aspecto inovador, porém simples, pensando sempre no cliente e com baixo custo.

Parece complexo, mas não é. Isso é justamente uma facilidade para quem visa adotar um modelo de negócio totalmente estruturado em um ambiente com muito poder do digital.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.