Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

FIES: regras e como se inscrever no financiamento estudantil

Para quem deseja cursar uma faculdade particular o FIES para ser o acesso para o sonho da qualificação profissional, descubra as regras e como se inscrever!

Artigo escrito por Amanda Pessoa em 26 de Janeiro de 2024

Para quem quer entrar na faculdade e deseja começar um financiamento estudantil, precisa conhecer mais sobre o FIES.

Este tipo de programa educacional icentiva a população a entrar em cursos superiores por todo Brasil, para entender melhor continue lendo o artigo e descubra todos os detalhes.

FIES: o que é?

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil com juros quase zero para estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

SAIBA MAIS: Financiamento estudantil privado – Uma alternativa ao FIES

Como funciona o FIES?

O FIES funciona como um financiamento, onde o estudante se inscreve no programa, caso seja selecionado e assina um contrato de FIES com Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, que são os agentes financeiros do programa.

O estudante pode financiar até 100% do valor da mensalidade do curso, de acordo com a sua renda familiar mensal bruta per capita e o valor do curso.

O financiamento tem três fases: a de utilização, a de carência e a de amortização.

Fase utilização:

O estudante paga apenas uma parcela trimestral referente aos juros do financiamento, que é de até R$ 150,00.

Fase de carência:

Começa após a conclusão do curso ou o encerramento da matrícula, o estudante continua pagando a parcela trimestral dos juros por um período de 18 meses.

Fase de amortização:

Ela tem duração de até 14 anos, o estudante começa a pagar as prestações do financiamento, respeitando o seu limite de renda.

SAIBA MAIS: Saldo devedor FIES Caixa (SisFies): Como renegociar? Aprenda!

Como se inscrever no FIES?

O processo seletivo do FIES ocorre duas vezes por ano, geralmente nos meses de fevereiro e julho. O estudante pode escolher até três opções de curso e instituição de ensino e alterá-las durante o período de inscrição.

Portal SisFIES para se inscrever

Para se inscrever no FIES, é preciso seguir alguns passos:

  1. Acessar o site do FIES e clicar em “Minha inscrição”.
  2. Informar o CPF, a data de nascimento e o e-mail válido.
  3. Preencher os dados pessoais, socioeconômicos e acadêmicos solicitados.
  4. Escolher até três opções de curso e instituição, em ordem de preferência.
  5. Aguardar o resultado da pré-seleção, que é divulgado no site do FIES e no e-mail cadastrado.
  6. Se pré-selecionado, completar a inscrição no SisFIES e validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida.
  7. Comparecer a um agente financeiro do FIES, que pode ser a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, para formalizar o contrato de financiamento.

SAIBA MAIS: Renegociação do FIES: Saiba como ter o perdão da dívida

Quem pode participar do FIES?

Para se inscrever, o estudante precisa:

  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média nas provas minimo 450 pontos
  • Ter nota na redação superior a zero;
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos;
  • Escolher um curso superior não gratuito e com avaliação positiva no Sinaes;
  • Não ter concluído outro curso superior;
  • Possuir uma conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil;
  • Não ter sido beneficiado pelo FIES anteriormente.

SAIBA MAIS: 2ª via Boleto FIES Caixa: Como fazer para pegar?

Como sai o resultado das incrições do FIES?

O resultado das inscrições do FIES é divulgado em uma única chamada e os pré-selecionados devem complementar as informações no sistema e comparecer à instituição de ensino para validar os documentos. Os não pré-selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera.

Além das vagas ofertadas no processo seletivo regular, o FIES também disponibiliza vagas remanescentes, que são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular.

As vagas remanescentes podem ser ocupadas por estudantes que atendam aos requisitos do programa e que não tenham sido pré-selecionados no processo seletivo regular ou que tenham sido pré-selecionados em cursos sem formação de turma.

Quem criou o FIES?

O FIES foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 , durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. O objetivo era ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. O programa substituiu o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), que vigorou entre 1976 e 1999.

Desde a sua criação, o FIES passou por diversas mudanças para adequar-se às demandas sociais e econômicas do país.

Em 2010, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi criado o Fundo Garantidor do FIES (FG-Fies), que é um fundo público destinado a garantir o pagamento das dívidas dos estudantes inadimplentes.

Em 2015, durante o governo da presidente Dilma Rousseff, foram estabelecidos novos critérios de elegibilidade, como a exigência de nota mínima no Enem e o limite de renda familiar.

Em 2018, durante o governo do presidente Michel Temer, foi criado o Novo FIES, que dividiu o programa em duas modalidades: o FIES, com juros zero e financiado pelo Tesouro Nacional, e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), com juros variáveis e financiado por bancos privados.

Afinal, vale a pena fazer o FIES?

O FIES é uma excelente oportunidade para quem sonha em cursar uma graduação em uma instituição de ensino superior não gratuita e com qualidade.

Com o financiamento estudantil, o estudante pode pagar as mensalidades do curso de forma facilitada e compatível com a sua renda. Se você se interessou pelo programa, não perca tempo e se inscreva no FIES 2024!



Escrito por Amanda Pessoa Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo, mãe, Jornalista com MBA em Marketing e amante da Marvel. Possui experiência com revista impressa, produção de conteúdo, SEO e experiência do cliente. Conhecedora do mundo dos empréstimos, Previdência Social e direitos trabalhistas.

  • Jornalista;
  • MBA em Marketing;
  • Especialista em educação financeira com foco em empréstimos.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.