Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Leasing: conceito, funcionamento e tipos de arrendamento mercantil

O leasing, ou arrendamento mercantil, funciona como um aluguel, mas com diferenças importantes. Saiba mais!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 08 de Setembro de 2023

Entender o que é leasing para, eventualmente, ter a opção de optar por essa operação, pode ser algo vantajoso.

Afinal, é importante conhecer as várias possibilidades do mercado para que, ao tomar uma decisão, você opte pelo melhor naquele momento.

Por isso, confira a seguir o que e leasing, como funciona e quais os tipos de arrendamento mercantil que existem no mercado. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Financiamento: 10 Melhores Opções para Contratar [Ranking]

O que é Leasing?

Leasing é um termo em inglês utilizado para locação ou arrendamento mercantil, que é uma operação em há um locador que adquire um bem e, em seguida, cede para o locatário por tempo indeterminado.

No contrato do leasing, deve ser previsto quem vai ser o responsável pela manutenção do bem: locador ou locatário.

Além disso, é possível que o cliente, que fez o aluguel e assinou o contrato, tenha a opção de compra ao fim do período.

Como funciona o leasing?

De início, para entender o funcionamento do leasing, é necessário entender primeiro algumas nomenclaturas importantes, como:

  • Arrendador ou locador, que é o proprietário do bem em questão;
  • Arrendatário ou locatário, que é o cliente que aluga o bem em questão.

O arrendamento mercantil funciona como uma espécie de aluguel, porém, entre as duas ações há um diferencial importante: ao fim do contrato o cliente, que é o arrendatário, tem a possibilidade de compra do bem em questão. Porém, isso deve ser previsto no contrato.

Ou seja, ao optar pelo leasing, seja para aluguel de um imóvel, carro, ferramentas, maquinários ou outros tipos de bens, é possível ter 3 opções que devem ser previstas na realização do contrato:

  • Renovação de contrato;
  • Devolução do bem à instituição arrendadora;
  • Compra do bem da instituição financeira.

Dito isso, o dono do bem, que é o arrendador, cede o uso e também a posse para o arrendatário, tudo isso através do contrato, por tempo e condições determinadas entre as partes.

Qual a diferença entre aluguel e leasing?

No leasing, ao término do contrato do aluguel do bem, o locatário tem a opção de compra do bem, menos o valor que já foi pago durante a locação.

Esse valor, por sua vez, é denominado de VRG (Valor Residual Garantido), e é estabelecido somente no contrato de leasing ou arrendamento mercantil financeiro.

Já no aluguel, mesmo pagando um valor periodicamente pelo bem (seja um carro, casa ou outro), as opções são renovar ou romper o contrato.

VEJA TAMBÉM: Tabela IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna)

Tipos de leasing

Agora que você já sabe o que é leasing e também qual a diferença entre leasing e aluguel, confira a seguir quais os tipos de leasing que existem no mercado e suas respectivas características:

  • Financeiro;
  • Operacional;
  • Back;
  • Imobiliário.

Leasing Financeiro

No leasing financeiro, o prazo mínimo do contrato é de 2 a 3 anos, além da responsabilidade de manutenção do bem ser toda do cliente que contrata o serviço.

Ao fim do contrato, o locatário tem a opção de compra do bem, e o valor (chamado de valor residual) deve ser combinado com o locador de maneira prévia.

Esse valor, por sua vez, é considerado residual, pois já houve pagamentos ao longo do tempo de contrato.

Leasing operacional

No leasing operacional, apesar de ao fim do contrato também ser possível fazer a compra, o prazo mínimo de contrato é de 90 dias.

A manutenção do bem, neste tipo de leasing, pode ser do locatário ou locador. A decisão deve ser estabelecida em contrato.

Além disso, ao optar pela opção de compra, no lugar do valor residual o locatário deve pagar o chamado valor de mercado do bem.

Esse valor é, de maneira simples, o preço médio atual, de mercado, das vendas de bens similares ao que está em questão.

Leasing back

Também conhecido como leasing de retorno, como o próprio nome sugere, esta modalidade de leasing é específica para empresas.

Por exemplo: Uma empresa precisa de dinheiro para o caixa e, por isso, vende um imóvel firmando um contrato de leasing back.

Com isso, a empresa vendedora recebe o valor da venda e, depois, tem a opção de recompra do imóvel. Ao fazer isso, é possível ter recursos para o negócio e ainda assim utilizar o imóvel.

Leasing Imobiliário

Como dito anteriormente, na explicação da diferença entre leasing e aluguel, no leasing imobiliário o imóvel é do locador, com a responsabilidade de manutenção prevista no contrato, mas no fim há a opção de comprar o imóvel.

Prós e contras do arrendamento mercantil

Uma das vantagens de custo das operações de arrendamento mercantil é que o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não incide sobre elas, pois o bem que está sendo arrendado é a própria garantia da operação.

Com isso, ao comparar com opções de financiamento e empréstimos, os valores pagos periodicamente podem ser menores.

Por outro lado, é uma operação burocrática, uma vez que o bem vai ser passado para outra pessoa. 

Além disso, por ter semelhança com contrato de aluguel, é importante cumprir todas as cláusulas previstas, pois pode haver multa por quebra de contrato. 

Por isso, estude bem toas as possibilidades dentro das operações e escolha qual a melhor para você no momento.

CONTINUE LENDO


Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.