Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Sim
semestral

Reforma da cozinha: 7 dicas para economizar!

Conheça as principais dicas para quem quer reformar a cozinha sem gastar muito. Confira!

Artigo escrito por Parcerias Mobills em 06 de Agosto de 2023

Está na hora de reformar sua cozinha? Então o primeiro passo é manter a calma e se programar.

Ao contrário do que muitos imaginam, é possível realizar uma reforma sem estourar o orçamento e ficar livre de dores de cabeça. Inclusive, com organização e planejamento, é possível economizar no processo. Acredite. 

Como prova, selecionamos aqui 7 dicas de como economizar na reforma da cozinha para transformar seu espaço com os melhores materiais e custo benefício. Confira! 

Guardini Stancati Arquitetura

1. Faça um planejamento 

Nós já adiantamos, mas é sempre bom salientar a importância de fazer um planejamento

Comece anotando todos os serviços que você quer realizar na cozinha: dos mais complexos, como troca do sistema hidráulico ou dos revestimentos, até os mais simples, como enfeites modernos e iluminação. 

Além de anotar essas informações, aproveite para definir como você quer deixar sua cozinha. Isso é essencial para você ter uma ideia do tipo de revestimento que pretende usar no projeto dos móveis e enfeites. É mais do que uma questão estética.  

Depois que definirmos todas essas informações, podemos dar início a compra de materiais e contratação de profissionais qualificados. 

Casa Cor

2. Invista no DIY

O DIY, conhecido como “faça você mesmo” é o mais simples de seguir. Que tal no lugar de contratar um marceneiro para fazer as prateleiras da cozinha, você mesmo comprar as peças e instalar na parede? Com criatividade, é possível fazer peças lindas gastando pouco. 

Muitos sites e vídeos no youtube detalham passo a passo para fazer enfeites e até alguns móveis simples. Então pesquise bastante para encontrar tutoriais que combinam com seu projeto.

3. Reforme móveis antigos 

Se você tem um móvel em bons estados de conservação, mas que não combina mais com seu ambiente, a solução é reformá-lo. Tudo que você precisa é usar sua criatividade! 

A forma mais simples de reformar um móvel é por meio de envelopamento e adesivos, mas também é possível lixar e pintar a madeira com tinta. 

Caso não tenha móveis bonitos para reformar, outra forma de economizar é ir até bazares e lojas de antiguidades para comprar peças únicas para decorar sua cozinha. 

Andrea Petini

4. Use materiais alternativos 

Pesquise por materiais que entreguem um ótimo custo benefício, como trocar o vidro pelo policarbonato (que tem aparência semelhante e maior resistência), ou os pallets que são super versáteis e dão um toque rústico ao ambiente. 

Mas não invista em peças que não tem qualidade. Isso vai fazer com que você tenha que gastar o dobro. O barato sai caro. 

BEP Arquitetos

5. Não acumule problemas 

Não deixe de fazer uma reforma importante para economizar no processo. Muitos deixam de trocar os azulejos, por exemplo, para investir em móveis planejados – o que não é prático para a rotina de limpeza e pode gerar problemas no futuro. 

Por isso, comece fazendo a reforma mais importante. Deixe para decorar o espaço com móveis bonitos e enfeites charmosos depois, conforme pagar as contas essenciais. 

Faça uma lista com as prioridades da sua reforma. Coloque no topo o que precisa ser feito urgentemente e, depois, conforme for finalizando cada item da lista, você pode seguir para os demais. 

Clarice Semerene

6. Faça uma decoração minimalista 

Você já ouviu a expressão “menos é mais”? Ela é a definição perfeita para o estilo minimalista. Trata-se de um ambiente clean (limpo), elegante e com poucos itens na decoração. A prioridade é a fluidez e praticidade do ambiente – elementos essenciais para uma cozinha. 

Além de economizar no projeto, o estilo minimalista permite que você tenha um ambiente bonito e super moderno. É a melhor opção para quem precisa economizar.

Anna Maya Arquitetura

7. Procure o melhor custo benefício 

Não compre nada na primeira loja que visitar. Procure promoções e entenda sobre os materiais para comprar os itens que entregam maior custo benefício.

Lembre-se: preço não é sinônimo de qualidade. Muitas peças são caras por conta do aspecto visual, mas não são práticas para o dia a dia. Então procure saber mais sobre os diferentes tipos de materiais e revestimentos que podem compor sua cozinha. 

Dica: nossa sugestão é usar o porcelanato no piso (é um material prático de limpar e super versátil, tem diferentes cores e acabamentos para você deixar a cozinha no estilo que sempre quis). Além disso, vale a pena fazer uma bancada de granito, que é resistente e de qualidade.

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora

CONTINUE LENDO




Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.