Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Poupançudos da Caixa: Como fazer para ter um?

Se você lembra dos poupançudos da Caixa Econômica Federal, mas não sabe como conseguir o seu, tire todas as suas dúvidas agora!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Você com certeza já ouviu falar nos Poupançudos da Caixa. Esses cofres em formato de monstrinho fizeram muito sucesso desde que a promoção foi lançada.

Mas você sabe o que são os poupançudos e como ter um? Se não, tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

SAIBA MAIS: O que é a Poupança? Vale a pena Investir? 

O que são Poupançudos da Caixa?

Em 2009, a Caixa Econômica Federal, uma das maiores instituições financeiras do país, decidiu lançar uma promoção de cofrinhos infantis. 

Para ter mais apelo ao público infantil, os cofres de plástico tinham formato de diversos monstros de várias cores.

O projeto fez tanto sucesso que os monstrinhos se tornaram mascotes não oficiais da Caixa Econômica e continuaram sendo produzidos por anos.

Eventualmente aparecem em novas promoções com camisas da seleção brasileira, times de futebol do país e blusas de rock. Também inspiraram um jogo eletrônico.

Foram fabricados mais de 3 milhões de bonecos no país inteiro. Cada boneco, por sua vez, tem cerca de 12 centímetros e pode ser utilizado como um pequeno cofre, sendo ocos por dentro. 

Para utilizá-lo, basta colocar uma moeda na rachadura em suas costas. Quando juntar uma quantidade razoável de moedas para enchê-lo, a criança pode retirar a quantia tirando a tampa embaixo da figura. 

Além de incentivar o investimento na poupança, o objetivo do projeto era ensinar as crianças sobre a importância de poupar dinheiro. 

Quais são os personagens?

Foram lançados oito personagens:

  • Badu (verde);
  • Balum (vermelho);
  • Barrico (roxo);
  • Neo (azul e amarelo);
  • Ico (rosa);
  • Babu (verde e amarelo);
  • Zoio (azul); e
  • Jijo (laranja). 

Cada um tem um nome e características próprias. A descrição oficial de cada um é:

Badu: Primeiro líder da turma meio cientista, metido a inteligente, ele é bom de papo e gosta de argumentar. Com tudo isso, se deu bem e virou líder dos Poupançudos. 

Balum: É o líder dos poupançudos grandão, ele é meio sem ginga e tem um vozeirão grosso. É o mais tranquilo, sensato e pé-no-chão da turma. 

Barrico: Agitado, curioso, ele não pára nunca, está sempre ligado. Só é um pouco indeciso. Não é fácil ter um único ponto de vista quando se tem sete olhos. 

Neo: É muito esperto, ágil, bom dançarino e brinca muito. Só fica mal-humorado quando o confundem com um dinossauro. Queria ser o líder e por isso repete tudo o que o Badu fala. 

Ico: Ele é bondoso, delicado, romântico e até um pouco inocente. Seus olhos estão sempre girando 360º à procura de alguém para ajudar. 

Babu: É o melhor amigo de Balum mais apressadinho. Fala tudo rápido e se empolga tanto que até engole umas letras das palavras. É por isso que ele é gordinho. 

Zoio: O mais maluquinho e sem noção. Faz piada com qualquer coisa e nem sempre na melhor hora. Vive rindo – até mesmo sem motivo. 

Jijo: Ele é o irmão mais novo de Neo. Desengonçado, trapalhão, desligado, demora para entender as coisas e é sempre o último a rir das piadas. Pra disfarçar, ele já começa a rir antes que alguém conte uma.

Como conseguir um Poupançudo?

Inicialmente, os requisitos para ganhar o cofrinho divertido era depositar pelo menos R$200 na poupança da Caixa. Depois disso, poderia solicitar o brinde em sua agência.

Com o sucesso do brinquedo, muitas pessoas fizeram coleção e os estoques acabaram rápido. A promoção com cofrinho foi realizada em diversos anos.

Em 2010, foram lançados cofres com a camisa da Seleção Brasileira, em homenagem à Copa do Mundo. Já entre 2011 e 2012, o tema foi “Poupançudos do Rock” com camisas do estilo musical.

A mais atual, lançada em 2014, tinha tema de times de futebol. Cada personagem tinha camisa de um time brasileiro: Flamengo, Vasco, Corinthians, Atlético PR, Paraná Clube, Coritiba, Avaí, Asa Arapiraca, Atlético GO, Figueirense, Vitória BA, Chapecoense.

Atualmente, para conseguir um dos itens, somente esperando a próxima promoção temática da instituição financeira. Mas você pode encontrar as edições anteriores disponíveis para compra em sites como Mercado Livre e OLX.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.

Você também vai gostar


.
.