Ouvidoria INSS: Como fazer uma reclamação?
A Ouvidoria Previdenciária é o canal para quem já entrou em contato com o INSS e deseja fazer sugestões, reclamações, elogios, denúncias ou outras solicitações sobre seu atendimento.
Precisou de atendimento da Previdência Social do INSS e não ficou satisfeito com o serviço prestado? A Ouvidoria INSS é o canal ideal para registrar uma reclamação sobre o ocorrido.
Nem sempre o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social é satisfatório, por isso, você pode fazer sua sugestão de melhorias no número de telefone da ouvidoria do INSS.
Assim, uma informação que poucas pessoas sabem é como entrar em contato com o órgão, independente de qual seja o objetivo da ligação.
Por isso, separamos todas as informações que você precisa saber sobre o assunto neste artigo com a finalidade de te ajudar. Confira!
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Ouvidoria do INSS: O que é?
Antes de você saber como entrar em contato com a ouvidoria do INSS, precisa entender o que de fato é esse setor do órgão.
Primeiramente, não é porque o Instituto Nacional do Seguro Social é do governo que ele não pode receber reclamações e denúncias.
Pelo contrário, você deve sim entrar em contato sempre que achar que algo está errado. Afinal, a ouvidoria do INSS é o canal de atendimento disponibilizado pelo órgão para escutar os beneficiários.
Sendo assim, você pode fazer solicitações, reclamações e elogios dos serviços oferecidos pelo INSS.
Vale ressaltar ainda que caso você queira solicitar o pedido de revisão do seu benefício e também uma reclamação, isso pode ser feito pelo Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS).
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Passo fazer uma reclamação pela ouvidoria do INSS?
Para enviar a sua reclamação, denúncia, sugestão ou elogio é bem simples. Mas, isso precisa ser formalizado no sistema do órgão. Confira o passo a passo para saber como:
- Acesse o site fala.br, que é o canal oficial do Governo Federal para receber reclamações do órgão;
- Escolha o que deseja fazer: uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão. Depois, clique no ícone correspondente;
- Agora você deve fazer o login no site, utilizando o Login Único do Governo Federal. Mas, caso prefira, é possível continuar sem se identificar;
- Ao acessar a plataforma, você poderá escolher sobre qual órgão deseja reclamar. Depois, é só falar sobre o ocorrido com todos os detalhes que achar necessário. Neste momento é importante dar o máximo de detalhes possível;
- Revise todas as informações fornecidas e conclua a sua reclamação.
Como falar com a ouvidoria do INSS por telefone?
Caso você prefira saiba que é possível entrar em contato com a ouvidoria Previdenciária pelo Telefone do INSS. Assim, basta ligar para o número 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h) e pedir para ser transferido para o setor da ouvidoria para fazer sua reclamação ou sugestão.
Como acompanhar a minha reclamação pela internet?
Uma dúvida muito comum que os beneficiários do INSS possuem é se eles conseguem acompanhar o andamento da reclamação realizada. Então, sim, isso é possível!
Assim que você finaliza o processo pela internet, o sistema gera um código de acesso que serve justamente esse acompanhamento online
Mas, e quem fez a reclamação por telefone? Neste caso, você deve solicitar o código para o atendente.
É importante guardar essa informação em um local que não se esqueça. Isso porque o código te ajuda a saber como está o andamento da reclamação.
Você pode fazer isso por telefone e solicitar o andamento do processo, mas também pode visualizar pelo site do Ministério da Previdência.
Por fim, vale lembrar ainda que a ouvidoria do INSS tem um prazo, médio, de 30 dias para oferecer uma resposta da sua reclamação.
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Escrito por Equipe Mobills Redator Web
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