Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Ouvidoria INSS: Como fazer uma reclamação?

A Ouvidoria Previdenciária é o canal para quem já entrou em contato com o INSS e deseja fazer sugestões, reclamações, elogios, denúncias ou outras solicitações sobre seu atendimento.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 23 de Junho de 2023

Precisou de atendimento da Previdência Social do INSS e não ficou satisfeito com o serviço prestado? A Ouvidoria INSS é o canal ideal para registrar uma reclamação sobre o ocorrido.

Nem sempre o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social é satisfatório, por isso, você pode fazer sua sugestão de melhorias no número de telefone da ouvidoria do INSS.

Assim, uma informação que poucas pessoas sabem é como entrar em contato com o órgão, independente de qual seja o objetivo da ligação.

Por isso, separamos todas as informações que você precisa saber sobre o assunto neste artigo com a finalidade de te ajudar. Confira!

VEJA TAMBÉM: O que é Carta de Concessão do INSS? || Como funciona o desconto do INSS? 

Ouvidoria do INSS: O que é?

Antes de você saber como entrar em contato com a ouvidoria do INSS, precisa entender o que de fato é esse setor do órgão.

Primeiramente, não é porque o Instituto Nacional do Seguro Social é do governo que ele não pode receber reclamações e denúncias. 

Pelo contrário, você deve sim entrar em contato sempre que achar que algo está errado. Afinal, a ouvidoria do INSS é o canal de atendimento disponibilizado pelo órgão para escutar os beneficiários.

Sendo assim, você pode fazer solicitações, reclamações e elogios dos serviços oferecidos pelo INSS.

Vale ressaltar ainda que caso você queira solicitar o pedido de revisão do seu benefício e também uma reclamação, isso pode ser feito pelo Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS).

VEJA TAMBÉM: Como funciona a Tabela de Pagamento do INSS?

Passo fazer uma reclamação pela ouvidoria do INSS?

Para enviar a sua reclamação, denúncia, sugestão ou elogio é bem simples. Mas, isso precisa ser formalizado no sistema do órgão. Confira o passo a passo para saber como:

  1. Acesse o site fala.br, que é o canal oficial do Governo Federal para receber reclamações do órgão;
  2. Escolha o que deseja fazer: uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão. Depois, clique no ícone correspondente;
  3. Agora você deve fazer o login no site, utilizando o Login Único do Governo Federal. Mas, caso prefira, é possível continuar sem se identificar;
  4. Ao acessar a plataforma, você poderá escolher sobre qual órgão deseja reclamar. Depois, é só falar sobre o ocorrido com todos os detalhes que achar necessário. Neste momento é importante dar o máximo de detalhes possível;
  5. Revise todas as informações fornecidas e conclua a sua reclamação.

Como falar com a ouvidoria do INSS por telefone?

Caso você prefira saiba que é possível entrar em contato com a ouvidoria Previdenciária pelo Telefone do INSS. Assim, basta ligar para o número 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h) e pedir para ser transferido para o setor da ouvidoria para fazer sua reclamação ou sugestão.

Como acompanhar a minha reclamação pela internet?

Uma dúvida muito comum que os beneficiários do INSS possuem é se eles conseguem acompanhar o andamento da reclamação realizada. Então, sim, isso é possível!

Assim que você finaliza o processo pela internet, o sistema gera um código de acesso que serve justamente esse acompanhamento online

Mas, e quem fez a reclamação por telefone? Neste caso, você deve solicitar o código para o atendente. 

É importante guardar essa informação em um local que não se esqueça. Isso porque o código te ajuda a saber como está o andamento da reclamação.

Você pode fazer isso por telefone e solicitar o andamento do processo, mas também pode visualizar pelo site do Ministério da Previdência.

Por fim, vale lembrar ainda que a ouvidoria do INSS tem um prazo, médio, de 30 dias para oferecer uma resposta da sua reclamação.

VEJA TAMBÉM: Carta de concessão do INSS: O que é e Como Solicitar!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.