Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Confira 4 dicas de como evitar o consumismo e não ficar no vermelho

Artigo escrito por Equipe Mobills em 08 de Junho de 2023

Você gasta demais e isso tem atrapalhado as suas finanças? Então você precisa descobrir como evitar o consumismo! Mesmo que involuntariamente, todo mundo tem um lado consumista, seja com comida, com roupas, com acessórios ou outros fatores da vida. 

Mas, o que não pode é deixar que isso tome conta da sua rotina ou atrapalhe o seu planejamento. O consumismo pode ser algo saudável se for controlado e com sabedoria.

Porém, se passar dos limites, pode, inclusive, comprometer toda a sua organização financeira e trazer consequências.

Existem casos em que as pessoas deixam de pagar as contas básicas porque priorizam o consumismo de algo supérfluo, que vai somente satisfazer um prazer momentâneo. Saber como evitar o consumismo pode te ajudar em várias áreas da vida.

Como evitar o consumismo?

Saber como evitar o consumismo é importante e vai fazer bem, acima de tudo, para o seu bolso. Afinal, comprar em excesso e sem necessidade pode comprometer e muito o seu orçamento. Veja a seguir algumas dicas valiosas!

Entenda o motivo de cada compra

Antes de sair comprando, que tal tentar identificar o real motivo dessa comprar? Dessa forma, você saberá se ela é realmente necessária e deve ser feita. 

Essa é uma forma de priorizar um consumo estratégico e não involuntário, apenas por impulso. O famoso comprar com motivo e pela necessidade e não somente pelo momento. 

Trace metas financeiras

Quando se têm metas financeiras fica bem mais fácil de controlar o orçamento e não deixar com que ele seja atrapalhado por compras desnecessárias. 

Busque desenhar prioridades para o seu orçamento e trace metas a curto, médio e longo prazo, pois você saberá que descumprir com algo supérfluo, poderá comprometer o andamento do seu objetivo.

VEJA TAMBÉM: Como fazer um planejamento financeiro? Aprenda na prática!

Deixe para amanhã

Pensou em comprar algo e não sabe se ele é realmente necessário? Quer adquirir um produto novo e está em dúvida se realmente precisa ou se é só pela circunstância do momento? Então deixe para amanhã.

Muitas vezes você só precisa de tempo e calma para pensar. Na correria do dia a dia é possível que precise decidir de forma rápida, mas é sempre bom tomar decisões calculadas. Portanto, em 24 horas você pode mudar de ideia e perceber que não precisa daquilo.

Passe a escolher o consumo colaborativo

Se você gasta muito e não consegue ter o controle financeiro das suas coisas, gastando mais do que deve, a economia colaborativa pode ser uma tática que funciona e ajude a não comprometer tanto o orçamento.

Este é um sistema em que as pessoas escolhem compartilhar, trocar, emprestar ou alugar em vez de comprar.

O que é consumismo?

Antes de saber como evitar, é necessário ter em mente de forma mais precisa o que é o consumismo e entender melhor este conceito tão comum no cotidiano de qualquer indivíduo.

O consumismo pode ser definido como sendo a prática ou o impulso de comprar algo em excesso e sem necessidade.

Muita das vezes está atrelado a um nível de ansiedade ou para satisfazer traumas, desejos, bem-estar, mas também pode não ter um motivo específico.

Geralmente o consumista é bastante impactado pelas propagandas promoções, descontos, informações instigantes, comerciais de TV e teaser, flyers nas redes sociais chamativos, entre outros.

Mas, o que ele não sabe é que o ato de consumir em excesso pode trazer problemas sociais, mentais e até mesmo econômicos.

LEIA TAMBÉM: Como Economizar Dinheiro: conheça as nossas dicas!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.