Mobills
Menu Mobills
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Como consultar CNPJ de uma empresa grátis? Descubra agora mesmo!

Fazer negócios com uma empresa nova pode se tornar um problema, sem os devidos cuidados. Por isso, saiba como consultar CNPJ grátis e tenha mais segurança na operação.

Artigo escrito por Claudia Borges em 27 de Novembro de 2021

Vamos admitir: o avanço da tecnologia trouxe muitas facilidades para nosso dia a dia, concorda? Mas, com isso surgiram também alguns golpes pela internet. Por isso, saber como consultar CNPJ grátis é importante.

Basta procurar nos sites de busca que é possível encontrar diversas reportagens sobre golpes usando empresas falsas. Mas, fique calmo! É possível consultar o CNPJ de qualquer empresa online e gratuitamente.

Dessa forma, você terá mais segurança em realizar operações online e até mesmo na vida real, sem se preocupar se está sendo enganado por uma empresa falsa. Então, continue lendo e saiba mais!

Como consultar o CNPJ grátis

Existem algumas ferramentas disponibilizadas por órgãos confiáveis, totalmente online e gratuitas, confira quais são:

Consultar CNPJ na Receita Federal

Nesse site gratuito da Receita Federal é possível consultar CNPJ grátis e, além da verdadeira existência da empresa, sua situação cadastral, que pode ser de grande ajuda.

Dessa forma, basta inserir o número do CNPJ no campo de busca, selecionar a caixa de confirmação e, em seguida, clicar em “Consultar”.

Consultar CNPJ no Redesim

O Redesim é um portal do Governo Federal que atende apenas pessoas jurídicas. No entanto, ao usar o site é possível ter acesso a uma funcionalidade diferente do oferecido pela Receita Federal: consulta por nome!

Contudo, para consultar o CNPJ grátis no portal Redesim é preciso ter cadastro nos sites do Governo Federal. O cadastro é único e pode ser usado para qualquer outro órgão governamental.

Para consultar, veja o passo a passo:

  1. Acesse o portal Redesim;
  2. Faça login ou crie um cadastro, conforme necessidade;
  3. Quando acessar a página principal do portal, encontre o ícone “Consulta CNPJ”;
  4. Decida se fará a consulta por número de CNPJ ou nome fantasia da empresa;
  5. Digite sua escolha no respectivo campo e vá em “Pesquisar”.

Na página de resultados é possível encontrar o nome, CNPJ e situação cadastral da empresa.

Consultar CNPJ pelo aplicativo

O Aplicativo CNPJ, desenvolvido pela Receita Federal, está disponível gratuitamente para Android e iOS e pode facilitar ainda mais a vida de quem precisa consultar um CNPJ.

Isso porque, com o aplicativo, a consulta pode ser feita a qualquer hora e lugar, basta fazer o download do app, para ter acesso aos dados básicos da empresa buscada.

Formas pagas de consultar o CNPJ

Para quem deseja saber mais detalhes, há a possibilidade de contratar o serviço de consulta paga. Assim, é possível visualizar todas as informações da empresa pesquisada. Veja algumas das instituições que prestam esse serviço:

Consultar com SPC Brasil

Muito conhecida pelos brasileiros, principalmente os inadimplentes, o SPC Brasil, além de de ser um dos responsáveis pela lista de devedores, também realiza consulta de CNPJ.

O serviço oferece uma consulta completa, trazendo informações sobre:

  • Informações cadastrais;
  • Registro de inadimplência no SPC Brasil;
  • Data de fundação e atividades econômicas da empresa;
  • Registro de cheque lojista;
  • Registro de título protestado em cartório;
  • Crédito concedido;
  • Alerta de documentos, mediante registro de furto junto à CDL ou à Associação Comercial;
  • Consultas nos documentos, realizadas nos últimos 6 meses.

Para utilizar é fácil: faça login na plataforma e adicione crédito, conforme sua necessidade. Além do plano de consulta básico, é possível adicionar outros complementos para tornar sua consulta ainda mais completa.

Consultar com Serasa Experian

No portal Você Consulta do Serasa Experian, também é possível realizar a consulta completa de um CNPJ e ainda obter diversas informações adicionais de uma empresa.

Para consultar, siga os seguintes passos:

  1. Acesse a página “Você Consulta”;
  2. Escolha a opção “CNPJ de Terceiro” e clique em “Consultar”;
  3. Digite o CNPJ;
  4. Faça o pagamento;
  5. Acesse o relatório completo.

O que é o CNPJ?

CNPJ ou Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, é um número que a Receita Federal dá a uma empresa na sua abertura.

Dessa forma, CNPJ funciona como uma identificação da empresa. E, assim como o CPF por exemplo, também é único e exclusivo de cada organização.

Essa identificação é importante para a empresa, pois ela serve para diferenciar durante as transações, como emissão de notas fiscais ou na hora de pagar os impostos.

Quando consultar o CNPJ de uma empresa?

O principal motivo de consulta de CNPJ é comercial. Ao fazer uma transação com uma empresa é comum que surjam dúvidas sobre a idoneidade da empresa.

Isso porque, ninguém quer ser lesado em uma negociação, não é mesmo? Então, consultar o CNPJ dá mais segurança na hora de fazer negócios com uma instituição ainda desconhecida.

Além disso, é para obter informações como endereço, nome dos sócios ou situação cadastral da empresa. De qualquer maneira, é muito importante ter certeza de com quem estamos lidando, antes de fechar negócio.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Pelo CNPJ! O número do documento é o principal registro que uma empresa deve ter. Sem ele, não é possível realizar a maioria das transações.

Contudo, fique atento à situação cadastral do CNPJ pesquisado, é importante que esteja ATIVO e qualquer outra informação diferente disso, fique alerta.

Consultando o número em um dos sites mencionados neste artigo. Se o CNPJ tiver algum problema o resultado da busca te dirá.

Além disso, fique atento também na data de abertura do CNPJ, algumas empresas aplicam golpes com CNPJ ativo, mas que ficam pouco tempo em operação.

Sim! No portal Redesim é possível realizar a consulta usando o nome fantasia da empresa. Dessa forma, é possível descobrir o CNPJ mesmo que a empresa não tenha te passado o número.

A consulta no portal traz como resultado, o número do CNPJ e a situação cadastral da empresa pesquisada. Uma informação útil para emitir certidões e Notas Fiscais.

Sim, porém apenas em consultas pagas. As consultas gratuitas em órgãos do governo trazem apenas informações básicas, e o faturamento não é uma delas.

Contudo, se você achar que essa informação é relevante para realizar um negócio, vale a pena pagar um dos pacotes do SPC Brasil ou Serasa Experian, que dão mais informações sobre o CNPJ pesquisado.

Diferente do faturamento da empresa, que só está disponível em consultas mais aprofundadas, a situação cadastral da empresa aparece em todas as pesquisas, mesmo as mais simples.

Além disso, pode aparecer na consulta: situação inativa, baixada e cancelada. Então, preste bem atenção ao dados fornecidos pela pesquisa.

Continue aprendendo!

É muito importante conhecer bem a empresa com a qual vai fazer negócios. Mas, não é a única precaução que você tem que tomar.

Ao contratar um empréstimo, um financiamento ou qualquer outra dívida, é imprescindível que você inclua o valor das prestações no seu orçamento mensal.

Do contrário, as chances de acabar se endividando são grandes. Então, sempre coloque suas contas no papel antes de tomar qualquer decisão.

Dessa forma, é possível manter uma vida financeira saudável e controlada.



Escrito por Claudia Borges Jornalista

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.


.