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Banco Central anuncia que 48,6 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 12 de Novembro de 2025 3 min de leitura

De acordo com dados publicados do Banco Central, mais de 48,6 milhões de brasileiros têm cerca de R$ 9,73 bilhões de dinheiro esquecido em bancos para resgatar.

No total, cerca de R$ 7,6 bilhões são de pessoas físicas e R$ 2,12 bilhões de pessoas jurídicas. Assim, são mais de 48 milhões de cidadãos e 4,7 milhões de empresas que têm valores a receber.

Até agora, o BC já devolveu R$ 12,21 bilhões que estavam esquecidos em bancos. Continue lendo para saber como consultar se você tem dinheiro a receber do Banco Central!

Como consultar e resgatar dinheiro esquecido em bancos?

O SVR é um serviço do Banco Central que permite consultar se o cidadão, sua empresa ou falecido tem dinheiro esquecido em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras ou corretoras.

Para realizar a consulta, siga as orientações abaixo:

  1. Acesse a página do Sistema Valores a Receber;
  2. Clique em “Consulte seu login”;
  3. Depois, informe os dados solicitados;
  4. Por fim, clique em “Consultar”.
Como consultar dinheiro esquecido em bancos
Como consultar dinheiro esquecido em bancos

Durante a consulta, você pode escolher por informar o CPF ou CNPJ. Em seguida, se o resultado for positivo, isto é, tem dinheiro a receber, pode solicitar a devolução.

Além isso, a partir de 2025, os brasileiros podem ativar uma nova funcionalidade – a solicitação automática de valores. Desse modo, não é preciso consultar o sistema e pedir o dinheiro manualmente.

Com a funcionalidade ativa, o correntista não vai receber avisos do BC que há dinheiro esquecido em bancos. Afinal, o crédito será feito automaticamente na conta do cidadão.

    Como habilitar a solicitação automática de valores

    A solicitação automática de valores, até então, não está disponível para empresas. Portanto, somente pessoas físicas com chave Pix vinculado ao número do CPF podem aderir à funcionalidade.

    Fora isso, a adesão é opcional. Portanto, para habilitar a função, deve seguir os passos abaixo:

    1. Acesse o gov.br;
    2. Informe o seu CPF e senha;
    3. Consulte o SVR com CPF e data de nascimento;
    4. Caso tenha valores a receber, selecione a vinculação da conta por meio do Pix com CPF;
    5. Por fim, habilite a função.

    Vale ressaltar que, para isso, é preciso ter uma conta gov.br com o selo prato ou ouro de segurança e a verificação em duas etapas ativada.

    Ademais, as instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuam exigindo a solicitação manual. Isso também se aplica a valores esquecidos em contas conjuntas.


    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

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