Nas últimas semanas, o O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou cerca de quatro milhões de beneficiários para realizar a Prova de Vida ainda este ano.
Com isso, criminosos estão se aproveitando do momento para aplicar golpes nos beneficiários. Para isso, se passam pela Central de Atendimento 135, o telefone do INSS.
Durante a ligação, os golpistas instruem a digitar “1” ou “2” para confirmar dados ou manter seu benefício ativo. Mas, o INSS não realiza Prova de Vida por telefone ou mensagem de texto.
Por isso, desconfie de qualquer ligação, mensagem ou e-mail que peça confirmação de dados ameaçando bloquear seu pagamento. Além disso, encerre qualquer chamada suspeita.
Em caso de dúvida, ligue diretamente para a Central 135 ou acesse o aplicativo ou site Meu INSS. Sendo assim, confie apenas nos canais oficiais da instituição!
Todos os benefícios de longa duração do INSS, como a aposentadoria, precisam da Prova de Vida anual, para garantir que o pagamento esteja chegando a quem precisa de verdade.
Atualmente, a comprovação de vida é feita de maneira automática através do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. Desse modo, a maioria não precisa se preocupar com isso.
No entanto, em alguns casos o INSS não consegue confirmar a Prova de Vida automaticamente. Assim, os segurados que precisam realizar estão sendo notificados pelo extrato bancário.
Por isso, basta conferir no extrato do banco em que recebe os benefícios do INSS se você foi notificado. Se foi, você deve regularizar da maneira tradicional:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Faça login com sua conta;
- Siga as instruções para o reconhecimento facial, se solicitado.
Além disso, a Prova de Vida também pode ser feita diretamente pelo aplicativo ou site do banco em que recebe o pagamento. Se preferir, pode ir pessoalmente à agência responsável pelo crédito.