Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Câmara aprova despacho gratuito de bagagem de 23 kg

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 29 de Outubro de 2025 2 min de leitura

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), um projeto de lei que determina o fim da cobrança pela mala de mão e o despacho gratuito de bagagem de ate 23 kg!

Dessa maneira, o texto pode mudar novamente as regras de transporte de bagagem e permitir que os viajantes economizem dinheiro em voos brasileiros.

A proposta agora segue para análise do Senado. Caso seja aprovada no Senado, ainda deverá ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para se tornar lei.

Despacho de bagagem de 23 kg gratuito

O despacho gratuito de bagagem de 23 kg faz parte de uma emenda do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), incorporada pelo Plenário ao Projeto de Lei 5.041/25, de deputado Da Vitória (PP-ES).

O texto determina o fim da cobrança pela mala de mão e restabelece a gratuidade obrigatória para bagagens de até 23 kg despachadas em voos domésticos e internacionais.

Assim, a medida vai permitir viajar barato. Isso porque as companhias aéreas não poderão mais cobrar valores adicionais pelo despacho de uma mala de até 23 kg.

Durante a votação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a cobrança pela mala de mão é abusiva. Desse modo, o PL busca proteger o consumidor.

Desde o início da cobrança em 2027, as companhias aéreas já arrecadaram cerca de R$ 5 bilhões até 2024. Entretanto, esse valor não resultou em redução no preço das passagens aéreas.

Além disso, os deputados também aprovaram outros Projetos de Lei com garantias aos passageiros:

  • Proibição de cobrança pela marcação antecipada de assentos padrões (exceto nos assentos localizados em áreas com mais espaço para as pernas, como as cabines premium);
  • Fim do cancelamento automático do trecho de volta quando o passageiro perde o voo.

Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga! INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627 Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola