O Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), que reduz a fila de atendimentos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi suspenso por falta de orçamento.
Em ofício encaminhado ao Ministério da Previdência, o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., solicitou uma suplementação orçamentária de R$ 89,1 milhões para continuar o programa.
Durante a suspensão, as demandas pendentes ou em exigência devem retornar à fila comum de processamento de benefício, conforme orienta o documento.
O Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) é uma iniciativa criada para reavaliar os benefícios da Previdência Social e assistenciais, a fim de reduzir as filas de atendimento do INSS.
Para isso, ele prevê o pagamento de um bônus a servidores que analisam mais requerimentos do que a meta estipulada. Dessa maneira, acelerando a concessão de benefícios.
O programa estava em vigor desde 15 de abril de 2025. No entanto, foi suspenso foi falta de orçamento, de acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr.
A suspensão do PGB acontece em meio ao aumento da fila de espera do INSS. Em dezembro de 2024, o número de pessoas aguardando a concessão de benefícios passou de 2 milhões.
Já em março deste ano, 2,7 milhões de segurados estavam na fila. O dado mais recente, de agosto, mostra que mais de 2,6 milhões de brasileiros ainda esperam a aprovação dos seus benefícios.
No documento enviado ao Ministério da Previdência, a presidência do INSS destacou a importância do PGB para reduzir as filas do INSS e o tempo médio de análise dos pedidos.
Assim, o órgão também informou que está atuando junto com as instituições competentes para garantir os recursos necessários e retomar o programa o mais rápido possível.