Boa notícia! Nesta segunda-feira (13), entra em vigor o Pix Automático, nova modalidade de pagamentos que permite ao usuário autorizar créditos recorrentes.
Ou seja, é possível deixar agendado os pagamentos de contas de luz, mensalidade, internet e outros pelo aplicativo do seu banco. Assim, diminui o risco de esquecer um crédito, por exemplo.
Entenda como o novo mecanismo do Banco Central funciona!
Como você deve imaginar pelo nome, o Pix Automático serve para automatizar contas recorrentes. Dessa forma, ele funciona como uma alternativa do BC ao débito e crédito tradicional.
Portanto, a única coisa que o usuário precisa fazer é autorizar a transação uma vez por meio do app do seu banco. Assim, não será mais preciso fazer um novo pagamento a cada cobrança.
Além disso, o próprio pagador pode definir as regras. Por exemplo, estabelecer um valor máximo para cada crédito, usar cheque especial caso não tenha saldo na hora, entre outros.
Depois de ativar a funcionalidade, o banco vai agendar o pagamento e notificar ao pagador. Desse modo, é possível conferir se está tudo certo antes do dinheiro sair da conta.
O débito automático só permite pagamentos em dias úteis e em horários determinados por cada banco. Já o Pix Automático pode ser utilizado 24 horas por dia, todos os dias.
Além disso, com o Pix Automático, a empresa que se cadastrar no sistema do BC pode receber os pagamentos automáticos de qualquer pessoa, independente do banco.
Por outro lado, no caso do débito automático, isso só é possível ao firmar um acordo específico com cada instituição financeira. Ou seja, é um processo muito mais complexo e burocrático.
Fora isso, a ideia é que o custo do Pix Automático seja menor que o do débito automático para todas as empresas, permitindo economizar dinheiro (para pessoas físicas as modalidades são gratuitas).
O Pix Automático é uma ótima alternativa para quem tem pagamentos recorrentes a fazer mas não tem um cartão de crédito – realidade de muitas pessoas de baixa renda no Brasil.
Dessa maneira, é uma opção para não perder prazos de vencimento e evitar juros e inadimplência. Afinal, o pagamento estará garantido e agendamento, até que ele seja cancelado.
É importante ressaltar que o Pix Automático é uma modalidade segura, desenvolvida pelo Banco Central. Portanto, conta com todos os padrões de proteção da instituição.
Pagamentos do PIS/Pasep iniciam em fevereiro com novas regras
Bolsa Família pode ter valor médio superior a R$ 700 em 2026
Qual é o próximo feriado nacional?
Calendário de janeiro de 2026 do Bolsa Família: veja as datas!
Calendário do INSS em 2026: veja as datas de pagamentos de janeiro!