Com a chegada do último trimestre do ano, muitas pessoas começam a se perguntar se vale mesmo a pena esperar a Black Friday chegar para fazer suas compras.
Em 2025, a Black Friday acontece no dia 28 de novembro. No entanto, nem sempre os preços mais baixos aparecem apenas nessa data – muitas vezes, as ofertas começam semanas antes.
A promoção anual mais esperada costuma trazer descontos significativos em eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e vários outros itens. Assim, é uma ótima oportunidade para economizar dinheiro.
Para saber se vale a pena esperar a data, continue lendo a seguir e saiba o que considerar!
Se planeja comprar produtos de maior valor, como celulares, notebooks ou eletrodomésticos, aguardar a Black Friday é uma boa estratégia para fazer suas compras e economizar.
Nessas categorias, as promoções costumam ser mais atrativas e os descontos podem chegar a mais de 50%. Portanto, é ideal para quem não quer gastar muito e extrapolar o orçamento.
Além disso, muitas lojas passam a oferecer frete grátis e condições de pagamento diferenciadas nesse período. Desse modo, é possível ter ainda mais vantagens em sua compra.
No entanto, avalie se é algo que você pode esperar para comprar. Se é algo que precisa com urgência, talvez não valha a pena esperar mais de um mês pela Black Friday.
Mas, se você não tem pressa e não é uma emergência, com certeza vale a pena esperar a Black Friday. Principalmente, se seguir boas dicas para encontrar promoções reais e vantajosas.
O planejamento é o que transforma a Black Friday em uma verdadeira oportunidade de economia que vale a pena esperar. A seguir, veja as principais dicas para aproveitar os melhores descontos:
- Faça uma lista do que realmente precisa – assim, você evita gastos desnecessários e consegue focar nas promoções que valem a pena;
- Cadastre-se em newsletter e alertas – muitos estabelecimentos liberam promoções antecipadas para quem está inscrito em suas newsletters;
- Compre apenas em sites confiáveis – verifique se o site tem certificado de segurança e procure avaliações de outros consumidores para evitar golpes e sites falsos;
- Fique de olho em promoções antes da data oficial – diversas lojas iniciam a “Black Week” dias antes da Black Friday e não é difícil que os melhores descontos apareçam antes do dia oficial;
- Acompanhe o histórico de preços – muitas lojas aumentam os valores semanas antes da Black Friday e depois reduzem para simular um desconto. Use sites e aplicativos de comparação de preços para saber se a promoção é real.
Além disso, é importante definir um orçamento para não prejudicar suas finanças. Essa é uma das melhores formas de evitar compras por impulso e dívidas depois da Black Friday.
Mas, se mesmo assim você tem dificuldades em não ultrapassar o limite, vale a pena resgatar um vale-compras da loja desejada. Afinal, o valor é pré-estabelecido.
Para economizar ainda mais, você pode resgatar vouchers com pontos Esfera. Por exemplo, o voucher Camicado, Google Play e voucher AirBnb para viajar barato.
Essa é uma ótima estratégia para poupar dinheiro e transformar seus pontos em novas experiências!