A partir de hoje (1°), o Banco Central passou a disponibilizar uma funcionalidade para contestar fraudes em transações via Pix, que funciona como um “botão de contestação”.
Dessa maneira, em casos de fraude, golpe e coerção, é possível contestar nos aplicativos das instituições financeiras sem a necessidade de interação humana.
Assim, o processo é mais efetivo, uma vez que se torna mais rápido e acessível. Afinal, com o autoatendimento não é preciso ligar para o banco e esperar ser atendido para fazer sua denúncia.
De acordo com o BC, “o autoatendimento do MED [mecanismo de devolução] dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.
Para saber como contestar fraudes no Pix pela nova ferramenta, continue lendo a seguir!
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) agora conta com autoatendimento para você contestar fraudes via Pix em poucos minutos. Ele vai funcionar da seguinte maneira:
- Após uma fraude, golpe ou coerção, o cliente deve acessar a área Pix do aplicativo do banco em que possui conta;
- O cliente reporta que há uma transação suspeita;
- O banco envia uma notificação às instituições financeiras envolvidas;
- Em seguida, o saldo é bloqueado imediatamente na conta recebedora;
- As instituições financeiras analisam o caso para devolução.
Ao acionar o recurso, a informação é instantaneamente repassada ao banco do golpista, que deve bloquear os valores em sua conta, caso existam.
Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até 7 dias para analisar a contestação. Se concordarem que se trata de um golpe, a devolução serão feita diretamente para a conta da vítima.
Segundo Breno Lobo, Chefe Adjunto do Decem (Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro) do BC, o prazo para a devolução é de até 11 dias após a contestação.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos
Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga!
INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades
Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627
Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola