Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Receita Federal paga 5° lote da restituição do Imposto de Renda

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 01 de Outubro de 2025 2 min de leitura

Nesta terça-feira (30), a Receita pagou o 5° lote da restituição do Imposto de Renda 2025. Ao todo, 387.277 contribuintes receberão mais de R$ 1 bilhão.

De acordo com o Fisco, o lote contempla restituições de declarações de 2025 transmitidas fora do prazo e com pendências solucionadas pelos contribuintes, além de restituições residuais anteriores.

5° lote da restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda é dividida em 5 lotes e, no dia 30 de setembro, foram feitos os pagamentos do 5° lote. Dessa maneira, receberem parte do seu dinheiro de volta:

  • 15.604 idosos acima de 80 anos;
  • 66.637 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 6.968  contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 16.926  contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 234.920 contribuintes sem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem usado a Declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via Pix.

Além disso, foram contempladas ainda 46.222 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.

    Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

    Liberada no dia 23 de setembro, para consultar se o 5° lote da restituição do Imposto de Renda já está disponível, basta seguir o passo a passo abaixo:

    1. Acesse a página da Receita Federal;
    2. Clique em “Meu Imposto de Renda”;
    3. Em seguida, selecione a opção “Consultar a Restituição”;
    4. Informe o CPF e a data de nascimento;
    5. Habilite o botão “Sou humano”;
    6. Por fim, clique em “Consultar”.

    Caso a sua restituição esteja programa para este lote, a informação estará disponível. Além disso, também pode fazer uma consulta simplificada ou completa da situação da sua declaração.

    Dessa maneira, se encontrar alguma pendência, pode preparar uma declaração retificadora para corrigir as informações que estavam erradas ou incompletas, a fim de evitar a malha fina.


    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

    Últimas Notícias

    .
    Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga! INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627 Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola