Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Cartão do SUS vai usar CPF para identificação no lugar do antigo número

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 30 de Setembro de 2025 3 min de leitura

A partir de agora, o novo Cartão Nacional de Saúde (CNS) passa a exibir nome e CPF no lugar do antigo número, conhecido como número do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a iniciativa, a previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026. Desde julho, 54 milhões de registros sem CPF já foram suspensos.

Em nota, a pasta informou que estabeleceu um cadastro temporário para atendimentos no SUS de cidadãos sem CPF, válido por 1 ano.

Segundo o comunicado, a medida atende situações em que a pessoa não informa o CPF na hora do atendimento. Mas, após a alta ou regularização, é preciso a prova de vida e incluir o CPF.

populações que não usam o CPF, como estrangeiros e indígenas, permanecem identificadas pelo Cadastro Nacional de Saúde, nomenclatura que substitui o Cartão Nacional de Saúde.

Portanto, os pacientes sem CPF continuam sendo atendidos normalmente no SUS.

VEJA TAMBÉM: Como imprimir o Cartão do SUS?

Por que o CPF foi escolhido como novo identificador?

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a substituição antigo número do SUS pelo CPF garante mais eficiência, segurança e combate desperdícios.

Com a integração dos dados, é possível melhorar o planejamento das políticas públicas de saúde e fortalecer a produção de de conhecimento e pesquisa com o cruzamento de banco de dados.

Isso porque o CPF é um registro único por cidadão, emitido assim que o brasileiro nasce. Assim, pode ser facialmente reconhecido e facilita a integração de informações entre plataformas governamentais.

Uma mãe pode levar apenas o CPF do filho para vaciná-lo e, com um único identificador, poderá visualizar todo o histórico de vacinas diretamente pelo celular, como exemplificou o Ministério da Saúde.

Com um número a menos para decorar, a mudança vai beneficiar os pacientes e os gestores. Afinal, a integração de dados traz bases mais seguras e confiáveis.

Dessa maneira, o uso do CPF permitirá um atendimento mais ágil e preciso. Além disso, os profissionais de saúde terão acesso ao histórico do paciente com menos burocracia e erros no sistema.

A transição será gradual. Por isso, o Ministério da Saúde orienta a não solicitar uma nova via do cartão SUS, mas aguardar que os dados serão atualizados automaticamente com o CPF.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo SEO, publicitária pela UNOESTE com MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS. Apaixonada em escrever, busco ensinar o universo das finanças através da escrita.

  • Analista de Conteúdo SEO
  • Bacharel em comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNOESTE
  • MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS

Últimas Notícias

.
Pagamentos do PIS/Pasep iniciam em fevereiro com novas regras Bolsa Família pode ter valor médio superior a R$ 700 em 2026 Qual é o próximo feriado nacional? Calendário de janeiro de 2026 do Bolsa Família: veja as datas! Calendário do INSS em 2026: veja as datas de pagamentos de janeiro!