Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Aprenda como imprimir o cartão SUS e tê-lo em mãos sempre

Artigo escrito por Equipe Mobills em 31 de Maio de 2023

Ter o cartão do SUS em mãos é fundamental para conseguir ser atendido em uma clínica de saúde pública. Por isso, imprimir cartão SUS pode ser tão importante para algumas pessoas.

Mas apesar disso, muitos ainda não sabem dessa possibilidade de imprimir o cartão SUS e muito menos como conseguir acessar este documento.

E quem recebe atendimento de saúde pública sabe da importância que é ter o cartão SUS sempre em mãos, sem ter a necessidade de contar com internet ou aplicativos em funcionamento.

Porém, há ainda quem não saiba o que é e para que serve o cartão SUS. Esse é o seu caso? Nós iremos te explicar tudo durante este artigo!

VEJA TAMBÉM: Como consultar o número do seu cartão SUS pelo CPF? Descubra agora!

Como fazer o cartão do SUS?

Antes de saber como imprimir o cartão SUS, você precisa aprender a fazer este documento. Afinal, como irá imprimir algo que ainda não possui, certo?

Todos os brasileiros que possuem número de CPF já contam com um registro no cartão do SUS. 

Então, isso significa que você não precisa criar o cartão? É isso mesmo, só precisa saber como emitir os documentos nos canais oficiais do Governo Federal.

E como ter acesso a ele? O processo é bem simples: você só precisa entrar na loja de aplicativos do seu celular e busque por Conecte Sus.

Depois disso, é só baixar o aplicativo e esperar para instalar no seu aparelho. Para começar a usar é importante fazer o seu cadastro com as informações solicitadas.

Como imprimir o cartão SUS?

Apesar de poucos saberem, o processo para imprimir o cartão SUS é bem simples.

  1. Acesse o Portal do Cidadão;
  2. Preencha todos os dados solicitados;
  3. Um protocolo será gerado. Você deve imprimir e guardar.

Pronto, você já terá o seu cartão SUS em mãos sempre que precisar. Mas é importante ressaltar que este protocolo é válido somente por três meses. Depois deste prazo terá que fazer todo o processo novamente. 

O que é o cartão SUS?

Se você não sabe ainda o que é o cartão do SUS, o momento de acabar com isso é agora. Afinal, este é um documento importante para garantir que você seja atendido na rede pública de saúde.

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) nada mais é do que o documento de identificação do paciente no SUS.

Este cartão possui inúmeras informações pessoais, como: dados pessoais, contatos e documentos. E é claro que também existe a versão virtual dele.

Mas qual é o objetivo do cartão SUS? Com ele você consegue agendar médicos e exames. Além disso, é possível ter acesso rápido às informações básicas do paciente, de forma que agilize o atendimento.

Para quem deseja ter o cartão do SUS digital é possível baixar o aplicativo que se chama Conecte SUS que está disponível para iOS e Android.

Mas para que serve o cartão SUS?

Agora que você já sabe o que é o cartão SUS, já deve ter uma ideia da importância dele e, consequentemente, para que ele serve.

Além de saber como anda o seu estado de saúde, este documento também serve para outras coisas, como:

  • Informar se você tem alguma alergia;
  • Avisar se faz uso contínuo de algum medicamento;
  • Adicionar contato de emergência; e
  • Compartilhar informações com médicos que estão acompanhando seu caso.

Dessa forma, todo médico que te atender no Sistema Único de Saúde saberá informações sobre a sua saúde e possíveis tratamentos que você esteja realizando ou que já realizou.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.