Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Programa de Bolsa Permanência: Estudantes de medicina de baixa renda terão ajuda do Governo

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 23 de Setembro de 2025 4 min de leitura

Estudantes de baixa renda e matriculados em cursos de medicina credenciados pelo Mais Médicos, terão uma ajuda mensal do Governo para custear a vida acadêmica e social.

Com isso, o Governo tem como objetivo incentivar a permanência e conclusão. Afinal, por ser um curso integral, muitos estudantes acabam trancando a matrícula por precisarem trabalhar.

Por isso, o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa de Bolsa Permanência no âmbito do Programa Mais Médicos (PBP-PMM). Para saber mais informações, continue lendo a seguir!

VEJA TAMBÉM: Melhores opções de financiamento estudantil para medicina!

Quais estudantes de medica têm direito à ajuda do Governo?

Para receber a ajuda financeira mensal do Governo Federal, além de ser estudante de medicina, é preciso atender alguns requisitos. A seguir, confira quais são:

  • Estar matriculado em um curso de medicina credenciado pelo Mais Médicos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com registro ativo e atualizado;
  • Não ter concluído nenhum outro curso de ensino superior;
  • Não ser beneficiário do Programa Bolsa Permanência de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com matricula ativa em curso de medicina de universidades federais;
  • Ter renda familiar bruta mensal acima de 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025) por pessoa.

Além disso, no caso de cursos de medicina de instituições particulares, o estudante deve ser bolsista integral, com o benefício oferecido pela própria faculdade.

Também é preciso se atentar às regras para continuar recebendo a ajuda caso seja selecionado. Afinal, o estudante de medicina pode perder a sua bolsa se:

    • Trancar ou suspender a matrícula no curso;
    • Perder a bolsa integral em uma faculdade particular;
    • Trocar de curso ou faculdade onde foi originalmente selecionado;
    • Tiver o rendimento acadêmico insuficiente (aprovação em menos de 75% das disciplinas);
    • Ultrapassar 2 semestres do prazo previsto para a conclusão do curso;
    • Receber outra bolsa de permanência federal (a bolsa IFES);
    • Fornecer informações ou documentos falsos.

    Como se cadastrar para o Programa de Bolsa Permanência?

    O estudante de medicina que estiver interessado em concorrer ao Programa de Bolsa Permanência, deve se cadastrar no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP).

    Para isso, é preciso anexar os documentos que comprovem a renda familiar por pessoa e a matrícula ativa em um curso de medicina autorizado e credenciado pelo programa Mais Médicos.

    Vale ressaltar que o acesso ao SISBP deve ser feito com uma conta Gov.br. Além disso, o estudante também deve assinar o termo de compromisso, disponibilizado no anexo II da mesma portaria.

    A seleção dos estudantes deverá ser feita pelas instituições de ensino superior. De acordo com o MEC, as instituições devem selecionar os estudantes com menor renda familiar.

    E, dentro de cada uma das faixas de renda bruta mensal familiar per capita, a prioridade é para quem estudou o ensino médico em escolas públicas.

    Ademais, aqueles que entraram por cotas de vulnerabilidade social também devem ser priorizados.

    Qual o valor da ajuda do Governo?

    O valor da ajuda do Governo para estudantes de medicina de baixa renda ainda será definido pelo MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

    No entanto, não será inferior ao valor de uma bolsa de iniciação científica – atualmente, em R$ 700. O pagamento será feito diretamente pelo FNDE ao beneficiário.

    É importante lembrar que a bolsa pode ser acumulado com outras bolsas acadêmicas. Entretanto, o valor total recebido pelo estudante não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por mês.


    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo SEO, publicitária pela UNOESTE com MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS. Apaixonada em escrever, busco ensinar o universo das finanças através da escrita.

    • Analista de Conteúdo SEO
    • Bacharel em comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNOESTE
    • MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS

    Últimas Notícias

    .