Em 1° de setembro, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil a partir de outubro – mês em que é comemorado o Dia do Professor.
O Projeto de Lei (PL) 41/2025 que autorizou a criação do documento, com validade em todo o Brasil, foi aprovado no dia 19 de agosto pela Câmara dos Deputados, em regime de urgência.
De acordo com Camilo Santana ” com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação”.
O PL aguarda sanção presidencial e deve ser assinado no dia 15 de outubro. Com a “Carteira Nacional do Professor”, professores de todo o país terão vantagens e descontos exclusivos. Confira!
Emitida pelo Ministério da Educação (MEC), a Carteira Nacional de Docente no Brasil dará aos professores descontos exclusivos em eventos culturais. Entre eles, cinemas, teatro e shows.
Cada profissional com a “Carteira Nacional do Professor” terá acesso a uma cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, sem o pagamento da anuidade.
Santana destacou que o documento ainda dará 15% de desconto em diárias de hotéis aos professores. Isso, pela parceria firmada entre a pasta e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Há ainda vários outros benefícios que serão anunciados futuramente:
“Vamos anunciar em outubro, que é o mês do professor, várias outras vantagens. Será a sanção da lei, a entrega das carteiras, para que a gente possa reconhecer a importância do papel do professor em um país, em uma nação.”
A Carteira Nacional de Docente no Brasil é um documento de identificação dos professores da educação pública e privada nas esferas federal, estadual e municipal.
Portanto, para pedir a Carteira Nacional do Professor, o docente deve preencher seu cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil. Para isso, basta usar a sua conta Gov.br.
Dessa maneira, por meio de dados do Governo Federal, como a Receita Federal e do cadastro do Censo Escolar, as informações serão verificadas.
Ao se cadastrar, o professor deve indicar o tipo de vínculo de docência, município e a unidade da federação onde atual. Assim, o prazo de emissão vai depender das informações.
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização e qualificação do magistério da educação básica, bem como de incentivo à docência no país.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos
Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga!
INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades
Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627
Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola