Nesta sexta-feira (22), a Receita Federal liberou a consulta ao 4° lote da restituição do Imposto de Renda 2025. Ao todo, serão pagos R$ 2.917.617.001,41 a mais de 1,88 milhão de contribuintes.
A consulta ao 4° lote pode ser feita no aplicativo ou site da Receita Federal ou no e-CAC. No dia 29 de agosto, os contribuintes receberão o valor da restituição na conta informada na declaração.
Para saber como fazer a consulta e como a restituição está distribuída, continue lendo a seguir!
4° lote da restituição do Imposto de Renda
No dia 29 de agosto, será pago o 4° lote da restituição do Imposto de Renda para 1.884.035 contribuintes. A maioria usou a declaração pré-preenchida ou indicou o CPF como chave Pix.
As restituições estão distribuídas da seguinte maneira:
Ainda que não sejam prioridade por lei, os contribuintes que entregaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix passaram a ser prioritários neste ano.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para saber se está contemplado no 4° lote da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal. Depois, basta seguir o passo a passo:
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, selecione “Consultar a Restituição”;
- Informe o CPF e a data de nascimento;
- Habilite o botão “Sou humano”;
- Por fim, clique em “Consultar”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço. Também pode fazer uma consulta simplificada ou completa da situação da sua declaração por meio do extrato de processamento.
Dessa forma, se identificar uma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar as informações.
Além disso, você também pode fazer a consulta através do aplicativo da Receita Federal, disponível para Android e iOS. No entanto, as orientações são as mesmas.
O pagamento do 4° lote da restituição do Imposto de Renda será feito no dia 29 de agosto na conta ou na chave Pix informada na declaração do IRPF 2025.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada, como no caso de conta desativada, o valor estará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, basta agendar o crédito em qualquer conta bancária em nome do titular, através do Portal BB ou Central de Relacionamento pelos telefones do Banco do Brasil.
Passou um 1 ano e o contribuinte não resgatou os valores do 1° lote da restituição do Imposto de Renda? Então, deve requerer o valor no Portal e-CAC.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos
Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga!
INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades
Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627
Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola