Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Nubank pode precisar mudar o nome devido à proposta do Banco Central

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 30 de Abril de 2025 2 min de leitura

O Banco Central lançou uma consulta pública que pode obrigar o Nubank a trocar seu nome. Isso porque ela inclui novas regras para instituições financeiras reguladas.

A ideia é impedir instituições sem autorização para funcionar como bancos de utilizar termos com “banco” ou “bank” em sua identidade. Por exemplo, fintechs.

Dessa forma, o BC espera que os consumidores tomem decisões com mais clareza acerca das opções disponíveis no mercado – e o caso mais emblemático é o do Nubank.

Possível mudança no Nubank

Apesar do tamanho – seu valor de mercado é perto de R$ 300 bilhões – o Nubank opera sem licença de banco, apenas como “instituições de pagamento”.

Por isso, se a proposta do Banco Central (BC) entrar em vigor, a instituição terá que ficar apenas com o “Nu” em seu nome e abandonar o “bank” ou fazer uma mudança de identidade completa.

Mas, vale ressaltar que o Nubank não precisa de licença para oferecer os produtos que possui atualmente. Portanto, o impacto da eventual mudança seria restrito à identidade de marca.

As instituições financeiras devem enviar comentários ao BC em meio à consulta pública até o dia 31 de maio. Caso a nova regra seja implementada, terão 180 dias para apresentar uma estratégia de adequação.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.