Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Restituição do Imposto de Renda 2025: confira o calendário oficial

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 13 de Março de 2025 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, a Receita Federal anunciou os critérios de prioridade da restituição do Imposto de Renda 2025 e o calendário de pagamentos para os contribuintes elegíveis.

A restituição será paga em lotes mensais, entre maio e setembro deste ano. Se você acredita que é elegível a ter parte do seu dinheiro de volta, confira as datas do reembolso!

O que é a restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do que você pagou a mais na declaração do imposto, se for o seu caso. Dessa forma, poderá resgatar o valor após o Governo devolvê-lo.

Isso acontece por causa das deduções do Imposto de Renda. Essas condições permitem a redução do imposto, para que o saldo seja menor que o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

As despesas que podem reduzir o valor a ser pago são as despesas médicas, com educação, com dependentes, com alimentandos, com doação e previdência social e privada.

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2025

A restituição do Imposto de Renda de 2025 será feita em até 5 lotes mensais. A seguir, confira o calendário para saber as datas do pagamento:

LoteData de pagamento
Primeiro lote30 de maio
Segundo lote30 de junho
Terceiro lote31 de julho
Quarto lote29 de agosto
Quinto e último lote30 de setembro

Entretanto, o resgate da restituição do Imposto de Renda em 2025 segue os mesmos critérios de dos anos anteriores. Portanto, a ordem de prioridade para receber o pagamento é:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos com moléstias graves;
  • Professores (que atuam com o magistério);
  • Quem usou a declaração pré-preenchida e optou por receber chave Pix;
  • Por último, os demais contribuintes pela data de entrega.

Portanto, aguarde a sua vez para receber parte do seu dinheiro de volta. Se até 30 de setembro não ganhar o valor, provavelmente você caiu na malha fina da Receita Federal.

Assim, consulte a situação da sua declaração do Imposto de Renda por meio do site e-CAC. Dessa maneira, se estiver na malha fina, saberá qual é o motivo.

Nesse caso, regularize as inconsistências através da retificação do Imposto de Renda ou aguarde o Termo de Intimação ou Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal.


      Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

      Analista de Conteúdo SEO, publicitária pela UNOESTE com MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS. Apaixonada em escrever, busco ensinar o universo das finanças através da escrita.

      • Analista de Conteúdo SEO
      • Bacharel em comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNOESTE
      • MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS

      Últimas Notícias

      .