Com o aumento do salário mínimo em janeiro de 2025, veio também o aumento do piso previdenciário, o valor mínimo dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que passa a ser de R$ 1.518,00.
O reajuste de 7,5% passa a valer a partir do mês de janeiro, e afetará mais de 28 milhões de beneficiários, que recebem até um salário-mínimo por mês.
O aumento do piso previdenciário, no entanto, não altera os valores dos benefícios acima do mínimo, já que esses benefícios serão reajustados conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024.
Para consultar os valores dos pagamentos do INSS, os beneficiários podem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, é possível ter acesso ao extrato e aos detalhes do pagamento do benefício, ao clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”.
Os benefícios do INSS começam a ser pagos a partir do dia 27 de janeiro e vão até o dia 7 de fevereiro. Para saber a data exata do saque, o beneficiário deve consultar a tabela de pagamentos do INSS, e considerar o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Também é possível consultar as informações por telefone, por meio da Central 135, informando o número do CPF e confirmando seus dados.