Precisa de dinheiro com urgência e contava com o empréstimo para quem recebe o Bolsa Família? Você não está sozinho nessa busca. Entendemos que, em momentos de aperto, a busca por crédito rápido parece ser a única saída.
Essa dúvida surge principalmente porque, por mais que o app Caixa Tem tenha sido lançado para facilitar o acesso ao Auxílio Emergencial, a plataforma tem oferecido algumas opções de concessão de crédito.
Por isso, para entender melhor se é possível ou não solicitar empréstimo pelo Caixa Tem usando o Bolsa Família, abaixo explicamos como isso funciona e outras opções de empréstimos.
Primeiro, é fundamental que você saiba de uma informação importante: o empréstimo consignado vinculado ao benefício do Bolsa Família, que era solicitado pelo Caixa Tem, está suspenso desde o início de 2023.
Mas, calma. Isso não é o fim da linha. Pelo contrário, essa mudança aconteceu para proteger você e sua família de um endividamento que poderia se tornar uma bola de neve.
A possibilidade de contratar um empréstimo para quem recebe Bolsa Família na Caixa foi criada no governo anterior, mas suspensa em 2023. A decisão foi tomada para proteger os beneficiários.
O motivo principal foi o alto risco de superendividamento para uma população que já se encontra em situação de vulnerabilidade. Comprometer uma parte de um benefício, que é destinado a despesas essenciais como alimentação e moradia, poderia agravar a situação financeira de muitas famílias, em vez de ajudar.
Portanto, a suspensão foi uma medida de proteção. Agora, o foco é oferecer soluções de crédito que sejam verdadeiramente sustentáveis.
VEJA MAIS: Saiba como fazer empréstimo na Caixa pela internet
Não, a Caixa Econômica Federal não oferece linhas de crédito vinculada diretamente ao Bolsa Família. Caso você encontre uma informação contraria na internet, ela esta desatualizada.
Essa modalidade de empréstimo, que permitia o desconto das parcelas diretamente do valor do benefício, está suspensa desde o início de 2023.
A decisão de suspender essa linha de crédito foi uma medida de proteção, com o objetivo de evitar o superendividamento das famílias beneficiárias, uma vez que comprometia uma parte da renda destinada a despesas essenciais.
Sim, ainda é possível fazer empréstimos pelo aplicativo Caixa Tem, através de um produto específico chamado Caixa Tem SIM Digital. É importante entender que esta linha de crédito tem regras próprias e é diferente do antigo empréstimo consignado atrelado ao Bolsa Família, que foi suspenso.
Esse tipo de financiamento é voltado a empreendedores, incluindo a categoria de microempreendedor individual (MEI), que exercem alguma atividade produtiva ou prestam algum serviço.
A contratação é por meio do aplicativo Caixa Tem, na opção de Empréstimo. Depois, é preciso realizar a atualização cadastral no app e em até 10 dias volta a resposta da solicitação.
Antes de contratar qualquer crédito, é muito importante que você tenha um planejamento financeiro muito bem alinhado. Principalmente um crédito consignado em que parte da sua renda será comprometida com a contratação.
Além disso, analise seu contexto e veja se realmente faz sentido solicitar aquele empréstimo e se ele faz sentido para o que você precisa atualmente. Ter primeiro essa reflexão ajudará você a tomar decisões sábias e que não vão te trazer arrependimento.
Seguir essas dicas e refletir sobre o assunto, pode evitar muita dor de cabeça no futuro.
Tem como pegar empréstimo com o app do Caixa Tem?
Sim. O aplicativo oferece uma modalidade chamada SIM Digital – Crédito Caixa Tem. É um empréstimo pessoal voltado para Pessoas Físicas e Microempreendedores Individuais (MEI) que passem pela análise de crédito da Caixa. É importante saber que esta opção não tem nenhuma ligação com o Bolsa Família.
A Caixa ainda faz o empréstimo para quem recebe o Bolsa Família?
Não. A linha de crédito consignado que descontava as parcelas diretamente do benefício do Bolsa Família foi suspensa em 2023 e não está mais disponível. A decisão foi tomada como uma medida para proteger as famílias beneficiárias do risco de superendividamento.
Como posso me proteger de golpes ao procurar um empréstimo rápido?
A principal dica é: nunca faça pagamentos adiantados. Golpistas costumam pedir depósitos para “liberar o crédito”, o que é ilegal. Além disso, sempre desconfie de ofertas recebidas por WhatsApp ou redes sociais e procure apenas os canais oficiais (site ou aplicativo) da instituição financeira.