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Venda de milhas faz Smiles e TudoAzul suspender contas de usuários

As empresas justificam que comercialização de milhas desobedece as regras do programa. Saiba mais!

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 07 de Setembro de 2022

A Smiles e o TudoAzul começaram a suspender contas de usuários com suspeita de comercializar milhas e tem gerado muitos questionamentos entre seus clientes.

As informações sobre as suspensões ocorrem através de e-mails recebidos por membros dos dois programas e que foram selecionados por suspeita de venda de milhas.

No e-mail, as companhias aéreas comunicam o bloqueio das contas e reforçam os termos previstos em seus regulamentos.

Veja a comunicação enviada pelo TudoAzul

Os clientes selecionados com suspeita de venda de milhas do TudoAzul começaram a receber um e-mail da empresa informando que as contas que foram identificadas movimentações contrárias ao regulamento serão bloqueadas por 90 dias.

Uma vez havendo o bloqueio, durante o período de suspensão, não será permitido acessar a conta, resgatar ou transferir pontos, dentre outros serviços.

Leia o comunicado enviado pela TudoAzul

“Recentemente, ao que tudo indica, notamos movimentações em sua conta contrárias ao regulamento do Programa de Fidelidade TudoAzul.

A cláusula 4ª do regulamento citado proíbe o cliente TudoAzul de negociar/ comercializar seus pontos com terceiros ou outras empresas, regras estas previamente divulgadas e aceitas pelo Participante e, portanto, você poderá ter sua conta bloqueada.”

É importante ressaltar que muitas pessoas usam os programas de fidelidade dos cartões de crédito e companhias aéreas para produção de renda extra. Até então uma prática legal, sendo possível inclusive a administração de até 25 CPFs por conta.

A nova postura do TudoAzul, assim como da Smiles, pega de surpresa muitos clientes que usufruem dos benefícios, mas que aproveitam milhas e pontos extras para ganhar dinheiro.

Comunicado de bloqueio de conta para os clientes da Smiles

A Smiles é ainda mais categórica em sua comunicação com possíveis clientes que estão vendendo milhas e informa que a prática pode levar ao bloqueio de 3 meses da conta.

O cliente que tiver sua conta bloqueada será impedido de realizar transações como resgate, compra, transferência ou reativação de milhas durante este tempo.

Confira o comunicado enviado pela Smiles

“Caro Cliente,

Tendo em vista o nosso compromisso com as regras do programa Smiles, informamos que sua conta ficará suspensa por 90 dias, a contar da data de hoje, após identicação de conduta em desacordo com o regulamento.

Vale destacar que ações contrárias ao regulamento do Programa Smiles impedem que a Smiles dê o suporte necessário ao viajante durante toda a sua jornada.

Nesse período ficarão suspensas as atividades de resgate, compra, transferência e reativação das suas milhas Smiles. O seu saldo de milhas, assim como as novas milhas acumuladas no período, terão seus prazos de validade interrompidos até que sua conta seja reativada.”

Nota à imprensa sobre o posicionamento dos programas

As duas empresas, tanto a GOL quanto a Azul, fizeram comunicados abertos onde se posicionam a respeito das ações tomadas em relação aos clientes que são suspeitos de venda de milhas.

Confira abaixo, na íntegra, a nota divulgada por cada um dos programas sobre a suspensão das contas.

TudoAzul

“A Azul informa que alguns clientes participantes do TudoAzul tiveram suas contas temporariamente suspensas após a companhia constatar movimentações contrárias ao regulamento de seu programa de fidelidade.

A companhia destaca que desde o mês de maio vem notificando clientes que estejam agindo em desacordo com as regras do programa e que, após constatar reincidências, aplicou as penalidades previstas. O regulamento completo está disponível para consulta em https://tudoazul.voeazul.com.br.”

Smiles

“A Smiles informa que suspendeu temporariamente as contas de alguns participantes ontem (5), após observar ações em sua plataforma que estão em desacordo com o regulamento do programa de fidelidade.

A medida, que terá duração de 90 dias, tem como objetivo alertar os participantes Smiles sobre o uso indevido do programa. As viagens futuras já quitadas não sofrerão alterações e os clientes poderão contar com o suporte do time de atendimento…

O regulamento completo da Smiles está disponível para consulta no site: https://www.smiles.com.br/regulamento-do-programa-smiles-01“.

Agora resta saber qual será o futuro das empresas que comercializam milhas não aproveitadas pelos usuários do programas de pontos e milhas e, a razão pela qual é permitido a administração de tantos CPFs já que não pode haver venda de milhas.

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Escrito por Fabiana Camilo Jornalista

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Jornalista;
  • Analista de SEO;
  • Especialista em crédito pessoal;
  • Especialista em planejamento de viagens.

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