Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Venda de milhas e pontos pode gerar renda extra

Muitos consumidores pensam que milhas aéreas são apenas uma bonificação pelo uso do serviço de uma companhia, mas não é bem assim. Entenda como ganhar uma renda extra com seu saldo.

Artigo escrito por Claudia Borges em 11 de Maio de 2022

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização referentes ao quarto trimestre de 2021, 15,6% dos pontos ou milhas expiraram.

Para quem não faz uso recorrente do benefício, a venda pode ser uma boa alternativa para não perder o saldo de pontos ou milhas e ainda gerar uma renda extra para ajudar a fechar a conta no azul.

O que a instituição financeira ganha com a distribuição de milhas e pontos?

O oferecimento de milhas, normalmente pelos programas de fidelidade ou pontos pelos bancos e operadoras de cartão, representam um modelo de negócio bastante lucrativo para as empresas.

Os programas de fidelidade costumam vender as milhas e pontos para as companhias aéreas, bancos e varejo.

Contudo, essa não é a única razão para que as instituições ofereçam o benefícios, já que, como o próprio nome diz, os programas de fidelidade têm como objetivo fidelizar o cliente, mantendo um nível de consumo elevado.

Dessa maneira, se as milhas são adquiridas pelo consumidor, devem ser consideradas um bem e podem ser usadas de diversas formas, desde a troca por passagens e produtos, ou até mesmo sua venda, gerando renda extra.

Muitas milhas são perdidas todos os anos

Segundo dados mais recentes da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 97,1 bilhões de pontos ou milhas foram emitidos no quarto trimestre de 2021.

No entanto o percentual de pontos e milhas expirados subiu 1,2% no último trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2020, saltando de 14,4% para 15,6%.

Na prática, os pontos e milhas expirados representam dinheiro jogado fora, uma vez que eles foram pagos direta ou indiretamente pelos clientes.

Como utilizar milhas e pontos acumulados

Muitos brasileiros deixam escorrer pelo ralo esse bem por não acompanharem de perto a gestão de seus pontos e milhas.

Apesar da maneira tradicional e mais conhecida seja utilizar o saldo acumulado com resgate de passagens, produtos ou benefícios, as milhas aéreas podem ser vendidas e transformadas em dinheiro vivo, que volta para o bolso do consumidor.

Quem explica é Rafael Palácio, gerente de negócios da MaxMilhas, travel tech pioneira na intermediação de venda de milhas no Brasil.

De acordo com o especialista, a venda de milhas é uma excelente opção. “Além de não deixar que elas expirem, o consumidor recebe o valor em dinheiro, o que pode contribuir para pagar contas, fazer investimentos, comprar itens e serviços ou usar em algum outro momento”, afirma Rafael Palácio.

Além disso, Palácio ainda destaca que as milhas vendidas podem ser usadas por outros consumidores em suas viagens.

Porém, quem tem pontos ou milhas acumulados e se interessa por essa alternativa deve verificar se a empresa que faz a intermediação é confiável antes de realizar a transação.

Portanto, o primeiro passo é pesquisar a segurança e integridade da empresa e, só então, entender o processo de venda de milhas ou pontos, que pode ser diferente dependendo da instituição escolhida.

Como acumular milhas e pontos

Existe diversos programas que oferecem milhas ou pontos como benefício aos usuários, mas a maioria tem um ponto em comum: o cartão de crédito.

Isso, porque programas de fidelidade e benefícios costumam bonificar de acordo com os gastos feitos em cartões de créditos parceiros.

Alguns bancos costumam, inclusive, terem um sistema de pontuação exclusivo para os cartões de crédito da instituição.

Conheça os 3 melhores cartões para acumular milhas e pontos:

1. Pão de Açúcar Mais Itaú Platinum Visa

Apesar de ser um cartão de mercado, não dá para subestimar os benefícios do cartão Pão de Açúcar, já que ele pontua todas as compras, com 1 ponto por real gasto.

No entanto, o processo de análise do cartão PDA é mais criterioso e a renda mínima para solicitar é de R$ 5.000,00.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

2. Cartão C6 Bank com milhas

O programa Átomos do C6 Bank pode não ser o mais tradicional dentre as opções, mas tem boas recompensas.

Pontuando 2,5 pontos por dólar gasto, ele garante ao cartão C6 Bank uma vice liderança na lista de melhores cartões para ganhar milhas e pontos.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

3. Cartão de crédito Latam Pass

O cartão do programa de fidelidade da companhia aérea Latam leva o 3º lugar nessa lista, pelos benefícios e diversidade de opção.

São 4 níveis: Internacional, Golden, Infinite, Black ou Platinum, dependendo da bandeira escolhida. Essa, aliás é outra vantagem do cartão, os clientes podem optar pela bandeira Visa ou Mastercard.

No entanto, cada nível do cartão tem um valor de pontos diferente e, conforme o cartão de crédito Latam Pass ganha mais sofisticação ele também passa a ter um nível de aprovação maior.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar
Leia mais

Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Últimas Notícias

.