Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Receita vai liberar consulta ao 2º lote da restituição do Imposto de Renda na segunda (23)

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 20 de Junho de 2025 3 min de leitura

Na próxima segunda-feira (23), às 10h, a Receita Federal abrirá a consulta ao 2° lote de restituição do Imposto de Renda de 2025. Ao todo, serão pagos R$ 11 bilhões a 6.545.322 contribuintes.

Deste total, R$ 1.780.688 são para contribuintes com prioridade legal: idosos acima de 80 anos, entre 60 e 79 anos, com deficiência física ou mental e cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Outras 4.764.636 restituição são para contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix, mesmo sem prioridade legal.

O valor da restituição do IRPF será depositado no dia 30 de junho, na conta informada pelo contribuinte no envio da declaração. Para saber mais detalhes, continue lendo o conteúdo abaixo.

Como saber se será contemplado no 2° lote da restituição do Imposto de Renda?

Para saber se está contemplado no 2° lote da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal. Em seguida, basta seguir o passo a passo:

  1. Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  2. Depois, selecione “Consultar a Restituição”;
  3. Informe o CPF e a data de nascimento;
  4. Habilite o botão “Sou humano”;
  5. Por fim, clique em “Consultar”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço. Além disso, permite uma consulta simplificada completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento.

Desse modo, se identificar uma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar as informações.

Além disso, você também pode fazer a consulta através do aplicativo da Receita Federal, disponível para Android e iOS. No entanto, as orientações são as mesmas.

Quando será pago o 2° lote da restituição?

O pagamento do 2° lote da restituição do Imposto de Renda será feito no dia 30 de junho. Os valores serão depositados na conta ou na chave Pix informada na declaração do IRPF.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada, como no caso de conta desativada, o valor estará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, basta agendar o crédito em qualquer conta bancária em nome do titular, através do Portal BB ou Central de Relacionamento pelos telefones do Banco do Brasil.

Passou um 1 ano e o contribuinte não resgatou os valores do 1° lote da restituição do Imposto de Renda? Então, deve requerer o valor no Portal e-CAC.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.