Às 10h desta sexta-feira (23), a Receita Federal liberou a consulta ao 1° lote da restituição do Imposto de Renda. Assim, os contribuintes podem descobrir se estão no primeiro dos cinco lotes.
No total, 6.257.108 contribuintes receberão R$ 11 milhões e acertarão as contas com o Leão. Dessa maneira, é o maior lote da história em número de contribuintes e em valor.
De acordo com o Fisco, todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Além disso, o lote também contempla restituições residuais de anos anteriores do Imposto de Renda.
Como consultar o 1° lote de restituição do Imposto de Renda
Para consultar o 1° lote da restituição do Imposto de Renda 2025, basta acessar a página da Receita Federal. Em seguida, siga o passo a passo abaixo:
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, selecione a opção “Consultar a Restituição”;
- Informe o CPF e a data de nascimento;
- Habilite o botão “Sou humano”;
- Por fim, clique em “Consultar”.
Além disso, você também pode fazer a consulta através do aplicativo da Receita Federal, disponível para Android e iOS. Mas, as orientações são as mesmas.
O pagamento do 1° lota da restituição do Imposto de Renda será feito no dia 30 de maio. Os valores serão depositados na conta ou na chave Pix informada na declaração do IRPF.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada, como no caso de conta desativada, o valor estará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, basta agendar o crédito em qualquer conta bancária em nome do titular, através do Portal BB ou Central de Relacionamento pelos telefones do Banco do Brasil.
Passou um 1 ano e o contribuinte não resgatou os valores do 1° lote da restituição do Imposto de Renda? Então, deve requerer o valor no Portal e-CAC.