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Pix lança autoatendimento para contestar fraudes a partir desta quarta-feira (1°)

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 01 de Outubro de 2025 2 min de leitura

A partir de hoje (1°), o Banco Central passou a disponibilizar uma funcionalidade para contestar fraudes em transações via Pix, que funciona como um “botão de contestação”.

Dessa maneira, em casos de fraude, golpe e coerção, é possível contestar nos aplicativos das instituições financeiras sem a necessidade de interação humana.

Assim, o processo é mais efetivo, uma vez que se torna mais rápido e acessível. Afinal, com o autoatendimento não é preciso ligar para o banco e esperar ser atendido para fazer sua denúncia.

De acordo com o BC, “o autoatendimento do MED [mecanismo de devolução] dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.

Para saber como contestar fraudes no Pix pela nova ferramenta, continue lendo a seguir!

Como contestar fraudes no Pix?

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) agora conta com autoatendimento para você contestar fraudes via Pix em poucos minutos. Ele vai funcionar da seguinte maneira:

  1. Após uma fraude, golpe ou coerção, o cliente deve acessar a área Pix do aplicativo do banco em que possui conta;
  2. O cliente reporta que há uma transação suspeita;
  3. O banco envia uma notificação às instituições financeiras envolvidas;
  4. Em seguida, o saldo é bloqueado imediatamente na conta recebedora;
  5. As instituições financeiras analisam o caso para devolução.

Ao acionar o recurso, a informação é instantaneamente repassada ao banco do golpista, que deve bloquear os valores em sua conta, caso existam.

Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até 7 dias para analisar a contestação. Se concordarem que se trata de um golpe, a devolução serão feita diretamente para a conta da vítima.

Segundo Breno Lobo, Chefe Adjunto do Decem (Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro) do BC, o prazo para a devolução é de até 11 dias após a contestação.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

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