O PayPal está trazendo ao Brasil uma inovação que promete transformar a forma como fazemos compras online – a integração da sua carteira digital com o ChatGPT!
A partir dessa parceria, a Inteligência Artificial deixa de ser apenas uma assistente de busca e passa a agir como “personal shopper“, conduzindo todo o processo de compra.
Ou seja, basta dizer o que você quer que a integração fará tudo o que precisa, desde a indicação de produtos até o pagamento. Para isso, o PayPal está testando o “agente commerce”.
Nesse modelo, o usuário recebe alertas da lista de compras com o ChatGPT. Depois, o PayPal entra na finalização da transação com a carteira do usuário após todo o trabalho feito pela IA.
Segundo Brunno Saura, general manager do PayPal no Brasil, esse é a primeira carteira realmente integrada ao ChatGPT. Para ele, a mudança marca a transição do uso consultivo da IA para um uso operacional, em que ela trabalha junto com o consumidor”
Dessa maneira, a parceria com o ChatGPT permite que o PayPal traga ao Brasil a funcionalidade, integrada em sua carteira digital, em que a IA pesquisa, decide e compra pelo consumidor.
A integração do ChatGPT com o PayPal faz parte de uma estratégia global e está relacionada com outra aposta da empresa, o PayPal World.
O PayPal World é uma plataforma recém-lançada que conecta carteira digitais de diversos países. Isto é, em breve, será possível comprar de lojas internacionais de forma simples.
Com a parceira do PayPal World e ChatGPT, todas as carteiras estarão disponíveis. Desse modo, a fintech busca criar o primeiro corredor global para compras feitas por bots.
Assim, com a nova funcionalidade – chamada de “agente commerce”, o ChatGPT poderá buscar produtos, comparar preços e lojas e concluir o pagamento com a carteira digital do PayPal.
Portanto, a Inteligência Artificial assume um papel operacional atuando como intermediária ativa e simplificando todo o processo de compra para o usuário.
Para o público brasileiro, acostumado com o uso do Pix, o PayPal com ChatGPT representa uma alternativa interessante para quem busca praticidade em suas compras!
Afinal, ao permitir que a IA resolva toda a jornada de compra, a experiência se aproxima de ter um assistente pessoal de compras. São menos cliques e menos tempo fazendo pesquisas.