A partir de quinta-feira (24), os beneficiários que tiveram descontos indevidos INSS nas aposentadorias ou pensões, começam a receber os reembolsos. Os pagamentos serão realizados de acordo com a ordem de adesão ao acordo proposto pelo governo federal.
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 600 mil pessoas aderiram ao acordo. Porém, esse número representa apenas 36% do total de 1,4 milhão de beneficiários aptos a ressarcimento pelos descontos indevidos feitos pelas entidades associativas.
Portanto, aqueles que possuem dúvidas sobre a adesão ao acordo, continuem lendo e veja como fazer para aderir.
Podem aderir ao acordo do governo federal os aposentados e pensionistas que fizeram a contestação dos descontos ilegais e não tiveram retorno da entidade ou associação após 15 dias úteis.
Atualmente, as associações e entidades já ultrapassaram o prazo de resposta, são mais 1,9 milhão que podem aderir ao acordo.
Para aderir ao acordo os beneficiários, e receber os valores de volta sem precisar entrar na Justiça, basta aderir a proposta pelo site ou aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios.
Além disso, é importante saber que a adesão é gratuita e é possível consultar o valor a receber. Confira a seguir o passo a passo para aderir:
Pelo Meu INSS
- Use CPF e senha para acessar o site ou aplicativo Meu INSS;
- Vá na opção Consultar Pedidos;
- Toque em Cumprir Exigência em cada pedido (se houver mais de um);
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção;
- Toque em Aceito receber, selecione Sim;
- Selecione em Enviar e pronto;
- Depois é só aguardar o pagamento!
Pelos Correios
Dirija-se até uma das agências dos Correios que oferecem atendimento do INSS. É preciso levar documento de identificação com foto. Existem agências aptas em mais de 5 mil municípios.
Contudo, é preciso lembrar é necessário o beneficiário registrar a contestação do desconto indevido, depois aguardar 15 dia úteis o retorno das associações e entidades. Caso não haja resposta, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de reembolso.