Nesta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar os beneficiários que tiveram descontos associativos para que consigam pedir a devolução dos valores ilegais.
Esse é o primeiro passo para que aposentados e pensionistas recebam o valor desviado de volta. Já amanhã (14), será possível ver qual associação fez e qual o valor do desconto.
Para entender melhor como a notificação acontecerá e o que fazer, continue lendo a seguir!
Hoje (13), o INSS começou a notificar aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos em seus contracheques para que indicam os ilegais. Isto é, não autorizados.
A mensagem será enviada exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Nela, vai constar os valores dos descontos e o nome das instituições que os aplicaram.
Desse modo, na quarta-feira (14), o beneficiário deve indicar se autorizou ou não o desconto em folha. Assim, o órgão irá cobrar das entidades que desviaram o dinheiro.
Nesse momento, é fundamental tomar cuidado com golpes, pois criminosos estão se passando por servidores da Receita Federal oferecendo a devolução dos descontos ilegais do INSS.
Por isso, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou:
“O INSS não entrará em contato, não mandará e-mail ou mensagem via WhatsApp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra links. Ninguém é autorizado a falar em nome do INSS”.
O telefone do INSS 135 também pode ser usado para contestar os valores. No entanto, apenas o titular do benefício ou seu representante legal poderão acessar o sistema.
Os aposentados e pensionistas afetados pela fraude no INSS poderão, a partir de amanhã (14), indicar quais descontos associativos são ilegais e não foram autorizados.
Depois, o aplicativo vai encaminhar a contestação à associação, informando que o beneficiário não reconhece a cobrança. Ela terá até 15 dias úteis para comprovar a autorização do desconto.
Caso não consiga apresentar documentos que comprovem a autorização, a associação terá mais 15 dias para realizar a restituição dos valores ao INSS.
O depósito não será feito diretamente na conta dos afetados para proteger os dados bancários e evitar novas fraudes. Mas, o INSS será responsável por repassar o montante aos beneficiários.