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INSS notifica beneficiários que sofreram com descontos ilegais para devolução

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 13 de Maio de 2025 3 min de leitura

Nesta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar os beneficiários que tiveram descontos associativos para que consigam pedir a devolução dos valores ilegais.

Esse é o primeiro passo para que aposentados e pensionistas recebam o valor desviado de volta. Já amanhã (14), será possível ver qual associação fez e qual o valor do desconto.

Para entender melhor como a notificação acontecerá e o que fazer, continue lendo a seguir!

Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos ilegais começam a ser notificados

Hoje (13), o INSS começou a notificar aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos em seus contracheques para que indicam os ilegais. Isto é, não autorizados.

A mensagem será enviada exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Nela, vai constar os valores dos descontos e o nome das instituições que os aplicaram.

Desse modo, na quarta-feira (14), o beneficiário deve indicar se autorizou ou não o desconto em folha. Assim, o órgão irá cobrar das entidades que desviaram o dinheiro.

Nesse momento, é fundamental tomar cuidado com golpes, pois criminosos estão se passando por servidores da Receita Federal oferecendo a devolução dos descontos ilegais do INSS.

Por isso, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou:

“O INSS não entrará em contato, não mandará e-mail ou mensagem via WhatsApp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra links. Ninguém é autorizado a falar em nome do INSS”.

O telefone do INSS 135 também pode ser usado para contestar os valores. No entanto, apenas o titular do benefício ou seu representante legal poderão acessar o sistema.

Como será feito o reembolso?

Os aposentados e pensionistas afetados pela fraude no INSS poderão, a partir de amanhã (14), indicar quais descontos associativos são ilegais e não foram autorizados.

Depois, o aplicativo vai encaminhar a contestação à associação, informando que o beneficiário não reconhece a cobrança. Ela terá até 15 dias úteis para comprovar a autorização do desconto.

Caso não consiga apresentar documentos que comprovem a autorização, a associação terá mais 15 dias para realizar a restituição dos valores ao INSS.

O depósito não será feito diretamente na conta dos afetados para proteger os dados bancários e evitar novas fraudes. Mas, o INSS será responsável por repassar o montante aos beneficiários.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

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