Nessa segunda-feira (19), a inscrição para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi liberada! Assim, os estudantes já podem se inscrever no processo seletivo.
Dessa maneira, podem concorrer a cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior em todo o país. Ou seja, nas melhores faculdades públicas do Brasil.
As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira, 23 de janeiro. Continue lendo para conferir as regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 publicados pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 acontecerão entre 19 de janeiro até 23 de janeiro, segundo o edital do programa publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de ensino a partir do resultado no Enem. De acordo com o Governo, esta será a maior edição do programa, com mais de 274,8 mil vagas.
A seguir, confira o calendário completo e anote as datas em sua agenda:
A novidade de 2026 é que, este ano, o Sisu passa a considerar o resultado das 3 edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas. Ou seja, 2023, 2024 e 2025.
Dessa maneira, são mais de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos. Assim, a edição de 2026 é considerada a maior da história do Sisu em quantidade de instituições participantes.
Vale ressaltar que o Sisu considera diferentes modalidades de concorrência que levam em conta o perfil socieconômico dos candidatos, de acordo com a Lei de Cotas e a Lei n° 14.945/2024.
Portanto, os candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PCD) e aqueles que cursaram o ensino médio ou fundamental integralmente em escola pública devem indicar as modalidades de reserva de vagas que desejam concorrer.
Mas, a oferta das vagas reservadas acontece após a etapa da classificação. Ela observa a proporção de estudantes de escolas públicas, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Para fazer sua inscrição no Sisu 2026, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Veja o passo a passo completo para concorrer às vagas:
- Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
- Clique em “Inscreva-se”;
- Escolha, por ordem de preferência, a sua primeira e segunda opção de graduação;
- Selecione se deseja concorrer às vagas de Ampla Concorrência ou pelo sistema de Cotas;
- Acompanhe os resultados!
Essa edição do Sisu vai ter apenas uma etapa de inscrição. Portanto, os inscritos concorrerão, em um único processo, às vagas disponibilizadas para o primeiro e segundo semestre de 2026.
Vale ressaltar que, para fazer sua inscrição no Sisu em 2026, é preciso ter nota acima de zero na redação do Enem e não ter sido treineiro.
Após se inscrever no Sisu, fique de olho nos resultados da chamada regular, divulgados no dia 29 de janeiro. Se não for selecionado, pode manifestar interesse em participar da lista de espera.