Para evitar fraudes e garantir que o benefício chegue a quem realmente precisa, a partir de novembro de 2025, o Governo Federal vai exigir a biometria dos beneficiários do Bolsa Família.
O procedimento poderá ser feito por impressão digital ou reconhecimento digital. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a ideia é tornar o processo mais seguro.
Por isso, o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, afirmou que o objetivo “é que tudo que envolva pagamento de benefício público seja biometrizado”.
No entanto, nem todos os beneficiários do Bolsa Família precisarão fazer a biometria. Para saber mais detalhes da nova medida, continue lendo o conteúdo abaixo.
De acordo com o Decreto n° 12.561/2025, idosos com mais de 80 anos e pessoas com limitações de mobilidade ou condições especiais podem ser dispensados da biometria.
Além disso, o cadastro biométrico pode usar dados que já integram o arquivo do Governo Federal. Por isso, beneficiários que já fizeram a biometria antes podem não ser convocados de novo.
Para ampliar o atendimento, o Governo fez uma parceria com a Caixa Econômica Federal. O banco vai usar sua base biométrica no momento do pagamento e reforçar o atendimento presencial.
Mesmo que a exigência de biometria para receber o Bolsa Família entre em vigor apenas em novembro, o processo já começou de forma gradual em 2025.
Portanto, neste momento, não há necessidade de urgência para realizar o procedimento. A medida seguirá um cronograma que ainda serão estabelecidos pelo MGI.
Assim, as informações oficiais serão divulgadas com antecedência em canais oficiais.
Vale ressaltar que todo o processo seguirá as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a privacidade e segurança dos dados de todos os cidadãos.
Caixa inicia pagamentos antecipados do Bolsa Família de dezembro
Governo confirma que o novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
Caixa volta a permitir mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo
Promoção Esfera e Azul Fidelidade! Ganhe até 100% de bônus transferindo seus pontos
Novas regras para aposentadoria no INSS em 2026